Sexta, 26 Abril 2024

Os rios Negro e Solimões, que cortam o Estado do Amazonas, são os únicos rios no mundo que sofrem com as cheias e vazantes em grande proporção, sendo um fenômeno natural que ocorre, em maior ou menor magnitude, devido à precipitação da chuva em toda a Bacia Amazônica. Como exemplo dos contrastes desse fenômeno natural, podemos citar o registro da maior cheia, em 2012, atingindo a marca de 29,97 metros e da segunda pior vazante, em 2010, com a marca de 13,63 metros.

 

Foto: site do Porto de Manaus
Valderino ManausValderino já foi chamado, pela imprensa local, de “Senhor das Águas”, vidente e o “Príncipe dos Rios”

Este fenômeno atrai olhares turísticos, porém, para os ribeirinhos que vivem à margem dos rios ou mesmo para o comércio local que recebe e envia mercadorias através deles, acompanhar diariamente a evolução dos Rios Negro e Solimões pode ser, muitas vezes, uma questão de sobrevivência. Para isso, eles contam com as informações da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais - CPRM, empresa governamental brasileira, que tem as atribuições de Serviço Geológico do Brasil que realiza monitoramento diário das águas, tentando estabelecer uma margem de segurança pra quem vive nessa região.

Mas a referência em relação a informações diárias no nível do Rio Negro é Valderino Pereira, funcionário do Porto de Manaus há mais de 40 anos. É dele a responsabilidade de medir e anotar a leitura hidrográfica do rio em uma régua posicionada na área portuária, atividade que desenvolve há mais de 20 anos e que serve como base para órgãos como CPRM, já que é a partir de suas anotações que análises sobre o nível das águas são desenvolvidas.

Valderino ganhou visibilidade no cenário local em virtude de sua larga experiência em acompanhar cada movimento das águas. Suas previsões, na maioria das vezes são confirmadas nos resultados das pesquisas da CPRM, embora seu conhecimento seja, na maioria das vezes, suficiente para acertar as oscilações do nível dos rios.

Por causa disso, Valderino, já foi chamado pela imprensa local, de “Senhor das Águas”, vidente, e o último, “Príncipe dos Rios”, quando explicou sobre o repiquete, fenômeno que altera a subida e descida drástica por conta das chuvas que ocorrem nas cabeceiras dos rios. Suas informações e opiniões são respeitadas. "Tem dia que eu ainda nem fiz a leitura e já estão me ligando. Eu não me importo, repasso a informação com maior prazer. Isso faz parte da minha vida", afirma ele.

Vale destacar que Valderino Pereira é engenheiro civil, e ocupa o cargo de Supervisor Chefe do setor de manutenção, exercendo a coordenação e orientação técnica de toda área portuária (áreas civis e metálicas – pátios, prédios, pontes e flutuantes). É o atual responsável pelas obras de revitalização que já estão em andamento nos flutuantes do Roadway e Torres, Praça dos Ingleses, Armazém 15, Armazém 10, Pier e Casa do Tesouro.

Com informação do Porto de Manaus.

 

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome