Caros leitores,
Neste artigo, vamos continuar a série sobre os rios franceses falando sobre o Gironde, Garone, Dordogne, Adour e Charente nas regiões de Bordeaux e de La Rochelle.
***************************************
Leia também
* Os rios franceses: Sena, Marne e Oise
A bacia do Gironde, Garone, Dordogne, Adour e Charente constitui uma parte da França Atlântica, cuja rica agricultura alimentava o reinado francês. Seus rios enviavam os produtos de solo fértil - trigo, vinho, frutas e óleo - e recebiam os peixes secos, salgados e defumados do Mar do Norte como o arenque e o bacalhau. Além do tráfego nórdico, dali partiram as embarcações das empresas coloniais para a América e África.
Rio de planície, na região de Bordeaux, o leito do Garone estava frequentemente se deslocando antes da intervenção do homem fixando suas margens e leito. Essa condição não favoreceu a navegação fluvial e explica a baixa tonelagem de seus antigos barcos.
Fotos: Sílvio dos Santos
Imagem do Deus que simboliza o Rio Garone
Os rios Adour, nos pés dos Pirineus, desaguam no Golfo da Biscaia junto à Espanha e o Charente junto a histórica vila de La Rochelle. Eles complementam a hidrografia do sudoeste e do centro-oeste da França.
Imagem da Deusa que simboliza o Rio Dordogne *
* Marne palavra feminina