O assunto desperta paixões. A começar por uma querida amiga da Internet, muitos poderão discordar da teoria sobre o relacionamento homem-mulher que vou expor, resultado de mera observação pessoal e, portanto, sujeita a furos homéricos. Mas, alguns já usaram as “técnicas” resultantes e se deram bem.
Nos romances, o que buscam os homens? E as mulheres? De cara a gente pode garantir que ambos querem prazer... Que mais? Bom, aí entra a polêmica teoria: homens buscam conquistar, mulheres buscam manter. Já explico.
O homem faz tudo o que faz visando conquistar a mulher, ou seja, para sentir que ela está “na dele”. Enquanto não chega nisso, ele “investe” todo o seu “charme” e dá ao seu “alvo” toda a atenção, para chegar nesse ponto. Ou seja, o alimento do homem, no romance, é o elemento “conquista”. Então, ao conseguir esse objetivo, com a mulher manifestando estar conquistada, ele poderá começar a perder o interesse por ela, já que ela deixa de dar e ele a conquista.
Quanto à mulher, por sua vez, não basta conquistar. Ela quer manter o homem que lhe interessa, ou seja, quer algo que seja “duradouro”. Aquilo de ter “um homem para chamar de seu”, para a mulher, significa mantê-lo por mais tempo, não por um dia ou por uma semana. E mais, durante esse período do romance, ela espera manter o homem tão atencioso quanto na fase da conquista.
Evidentemente a teoria é uma generalização. Claro que muitos homens continuam os romances além da fase de conquista (não fosse assim não existiria a família, por exemplo) e algumas mulheres, por outro lado, seguem a linha da música que diz girls just wanna have fun. Mas, continuemos a exposição.
Admitindo que homens querem conquistar e mulheres querem manter, fica fácil ao homem atingir seu objetivo. E à mulher também! O homem conseguirá conquistar a mulher que ele quer ao dar a ela uma coisa: manutenção. A mulher conseguirá manter o homem que ela quer ao dar a ele uma coisa: conquista. Em ambos os casos, claro, dando também prazer.
Como o homem dá manutenção? Oferecendo atenção e importância a ela. Como ela dá conquista? Deixando-o sempre na dúvida quanto estar conquistada ou não! Cenas explícitas de ciúme, que ultrapassam o saudável ciuminho, por exemplo, denotam que ela está totalmente conquistada e portanto tiram dele o elemento conquista. Declarações “de amor eterno” por parte dela também podem tirar esse elemento. Por outro lado se o homem deixar de dar manutenção, isto é, se retirar a atenção, ele diminui as chances de conquistar a mulher que quer.
Certamente existem inúmeros outros fatores a favorecer ou desfavorecer um determinado romance, muitos deles também ligados à natureza ativa do homem e passiva da mulher. É uma questão de observar e praticar, para conhecer e aproveitar o melhor de cada um.
Luiz Augusto Cezar de Andrade é engenheiro na Cia. Docas do Estado de São Paulo, diretor-executivo da www.byquality.com.br , músico amador e aprendiz de filosofia.