Jebel Ali é o porto comercial de Dubai, localizado a 35 quilômetros a sudoeste começou a ser construído nos anos 70 junto à pequena vila de Jebel Ali de apenas 300 habitantes, a qual foi utilizada inicialmente para abrigar o grande contingente de trabalhadores das obras portuárias.
Com 67 berços de atracações e ocupando uma área de 134,68 km², Jebel Ali é o maior porto artificial do mundo e o grande porto do Oriente Médio, abrigando mais de 5.500 companhias cujos serviços atendem 120 países. O moderno porto de Jebel Ali praticamente retirou da área urbana toda a atividade portuária de Port Rachid, Port Saeed e Port Hamriya, este no visinho emirado de Sharjah. O Porto Rachid hoje opera como um porto seco, armazenando os contêineres dentro de Dubai e também como terminal de passageiros dos grandes navios de cruzeiros, que hoje têm Dubai como importante destino turístico.
Mina Jebel Ali Port Dubai - O Porto de Jebel Ali desde 1985 com uma Zona Franca que dispõe de áreas industriais e de armazenagem, a qual também estará conectada ao grande Aeroporto de Jebel Ali que está sendo construído em área contigua as instalações portuárias.
O Porto de Jebel Ali se transformou no porto mais freqüentado pelos navios da marinha americana fora dos Estados Unidos após a crise militar área do Golfo Pérsico. Devido à profundidade do porto e do tamanho das facilidades portuárias, Jebel Ali pode abrigar os porta-aviões da Classe de Nimitz assim como diversos navios da frota americana sediada no Oriente Médio.
As obras do Porto de Jebel Ali tiveram a participação da empresa brasileira Norberto Odebrecht – Gulf Region, na construção do terminal de contêineres. O terminal tem extensão total de 1.220,00 m, largura da plataforma de 10,10 m, profundidade mínima de 16,00 m e linhas para portêineres com bitola de 30,48 m.