Sexta, 29 Março 2024

Caros leitores,

Neste artigo, vamos abordar como é o relacionamento das ferrovias de carga com o transporte de passageiros realizados pela Amtrak - American Track, empresa que faz o transporte de passageiros nas ferrovias americanas.

 

*************************

 

A Amtrak – National Railroad Passenger Corporation foi constituída por lei federal em 1970 e iniciou sua operação comercial em maio de 1971. Antes da Amtrak, o serviço ferroviário de passageiros interurbano era prestado pelas próprias ferrovias. Entretanto, com a nova lei, essas ferrovias se dedicaram exclusivamente ao transporte de carga.

 

Em função das excelentes redes de transporte aéreo e rodoviário, este com uma extensa malha de vias expressas interestaduais utilizada por linhas de ônibus de luxo, o transporte de passageiros por ferrovia se tornou deficitário. Os prejuízos chegavam a centenas de milhões de dólares anuais e prejudicavam o desempenho do transporte de cargas.

 

Aproximadamente US$ 200 milhões de dólares, hoje equivalente a US$ 760 milhões, foram injetados na Amtrak para iniciar a operação comercial. A entidade também recebeu doação de equipamentos, locomotivas e carros de passageiros das empresas de transporte de carga.

 

As 22.000 milhas, aproximadamente 35.400 quilômetros, de linhas operadas pela Amtrak pertencem às empresas ferroviárias de cargas, sendo que apenas 1.200 quilômetros - entre Washington e Boston - são de propriedade da Amtrak, onde circulam trens expressos para passageiros. Pela lei, a Amtrak paga as proprietárias dessas linhas pelos custos incrementais que a circulação de seus trens acarreta. Por utilizar as mesmas vias das linhas ferroviárias de cargas, a velocidade dos trens do Amtrak nessas linhas é da ordem de 80 a 100 km/h.

 

 

Aspecto interno do carro restaurante da Amtrak

 

Em 1971, a Amtrak operava 184 trens para 314 destinações por dia. Hoje oferece 265 trens diários de média e de longa distância, excluídos desses números os trens de subúrbios das grandes regiões metropolitanas. Esse último serviço, denominado de Commuter Service, atende um par de dezenas de grandes cidades americanas e tem a característica de viagens habituais e pendulares, isto é, viagens de ida e volta no mesmo dia para atender principalmente os motivos de viagem de trabalho e escola.

 

Locomotiva diesel-elétrica da Amtrak

 

Interior do carro dormitório para estudantes da Amtrak  

 

Trem de passageiros da Amtrak

 

 

Referências bibliográficas

American Association of Railroads: http://www.aar.org

http://www.nationalatlas.gov

http://www.freefoto.com

http://www.america2050.org

http://www.2747.com/2747/world/railway/amtrak.htm

http://z.about.com/d/studenttravel/1/0/H/F/amtrak-bunk-family-room.jpg

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome