Sexta, 26 Abril 2024

Caros leitores,

Hoje, vamos falar da Canadian Pacific Railway (CPR), uma grande ferrovia canadense. A CPR é considerada de Classe I e seus trilhos se estendem até terras americanas.

 

*************************

 

A Canadian Pacific Railway foi constituída em 1881, na época em que o Canadá ainda era uma jovem nação. Sua conclusão, em 1885, veio concretizar a unificação do país e permitir o estabelecimento dos colonos imigrantes na parte oeste canadense.

 

As vilas e indústrias prosperaram junto à nova linha ferroviária ao longo da fronteira com os Estados Unidos e a Canadian Pacific Railway, além do transporte de passageiros e mercadorias, foi responsável pelo desenvolvimento turístico do país. Numa época em que o turismo não era usual, a Canadian Pacific Railway construiu vários hotéis nos bonitos recantos do país, desde Quebec, no Rio São Lourenço, até as encostas nevadas das Montanhas Rochosas.

 

Hoje, trens de passageiros de empresas de turismo circulam pelas linhas da Canadian Pacific Railway e permitam o desfrute das lindas paisagens e dos clássicos e luxuosos hotéis do século passado.

 

 

Hotel Frontenac construído pela Canadian Pacific Railway em Quebec

 

Cartaz ferroviário divulgando o turismo

 

Trem de passageiros circulando nas Montanhas Rochosas do Canadá

 

Atualmente, a Canadian Pacific Railway opera somente no segmento de transporte de carga. Com uma rede de 13.900 milhas - aproximadamente 22.400 quilômetros -, conta com efetivo de 15.840 colaboradores, 1.548 locomotivas, 46.400 vagões e 22 terminais intermodais, nos quais circulam trens com a tonelagem média de 5.500 toneladas.

 

Os produtos agrícolas e carvão correspondem a 46% do tráfego ferroviário, produtos florestais e de origem natural a 31% e o serviço intermodal, produtos industrializados e autopeças a 23%. Vale destacar que a Canadian Pacific Railway é uma das maiores transportadoras ferroviárias de grãos agrícolas, onde se destaca o trigo embarcado nos tradicionais elevators, isto é, silos verticais.

 

Linhas da Canadian Pacific Railway em vermelho

 

 

Tradicionais terminais graneleiros (grain elevator) conectados a CPR

 

 

Além do transporte ferroviário a Canadian Pacific Railway oferece aos seus clientes também uma solução de logística que abrange as seguintes atividades:

 

·     Operação das instalações (armazéns, pátios e silos)

·     Planejamento de transporte

·     Contato com os fornecedores

·     Concepção e simulação de redes de transporte

·     Gestão da cadeia de suprimentos

·     Gestão de estoques

·     Processos de operação

·     Tecnologia da informação

·     Gestão de carga e descarga

 

A rede da Canadian Pacific Railway no Canadá é composta pela linha principal de maior tráfego, de Montreal a Vancouver, alimentada por diversos ramais de integração. Nos Estados Unidos suas linhas têm as denominações de Soo Line, no Meio-Oeste americano, e de Delaware and Hudson Railway nos centros industriais do Nordeste americano. Essas vias férreas permitem oferecer um serviço sem interrupção com destino aos mercados chaves como o de Chicago e Nova York.

 

Graças aos oitos pontos de passagem fronteiriços entre o Canadá e os Estados Unidos e a aliança de interesses com as ferrovias parceiras americanas, a Canadian Pacific Railway atende toda a zona continental americana assim como o México.

 

Finalizando, vale destacar que a Canadian Pacific Railway atuou no Brasil, entre o final dos anos 80 e princípio dos 90, através de sua consultoria técnica nos projetos da Ferroeste no Paraná e da Ferronorte no Centro-Oeste.

 

Trens de carga em parceria da BNSF com a CPR

 

 

Referências bibliográficas

Canadian Pacific Railway: http://www.cpr.ca

American Association of railroads: http://www.aar.org

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome