Quinta, 25 Abril 2024

Caros leitores,

 

Hoje, falaremos das ações de Estado que auxiliaram as ferrovias norte-americanas a enfrentar a crise dos anos 70.

 

*************************

 

Nos anos anteriores a 1973, o sistema ferroviário de carga dos Estados Unidos estava em colapso. Mesmo depois da criação da Amtrak em 1971, empresa que assumiu o transporte ferroviário de passageiros, as companhias ferroviárias continuaram a perder dinheiro devido à excessiva regulamentação governamental e à competição de outros modais de transporte, entre outros fatores.

 

A importante ferrovia Penn Central Railroad, criada com a fusão da New York Central Railroad e a Pennsylvania Railroad, foi a bancarrota em 1970, apenas três anos após sua fundação. Em 1972, até o furacão Agnes contribuiu para aumentar a crise ferroviária, danificando seriamente diversas linhas do Nordeste americano já ameaçadas pela insolvência financeira.

 

Ferrovias que formaram a Conrail

 

O Congresso Nacional rapidamente veio em socorro para nacionalizar as ferrovias em bancarrota. Entretanto, a Associação Americana de Ferrovias era contrária à nacionalização e submeteu ao Congresso uma alternativa: fundar uma nova companhia privada. Em 1973, o Ato de Reorganização Regional permitiu e autorizou a aplicação de fundos do governo local para a criação da Consolidated Rail Corporation, posteriormente designada Conrail.

 

A nova companhia teve a permissão de não operar as linhas não rentáveis, assim como tinha o direito de passagem nas linhas de transporte de passageiros nas principais regiões metropolitanas de regiões como Boston, New Jersey, Philadelphia e Maryland.

 

 

Terminal de integração da ex-Conrail com ferrovia canadense

 

Com o sucesso na intervenção, as duas ferrovias concorrentes do leste norte-americano adquiriram a Conrail em 1997. A Norfolk Southern ficou com 58%, correspondente a 6.000 milhas de linha (9.660 quilômetros), e a CSX Transportation com 42% e 3.600 milhas (5.800 quilômetros). A sucessora da Conrail, responsável pela administração do patrimônio da ferrovia, ainda opera três terminais de transbordo intermodal.

 

 

 

Trem de contêineres da ex-Conrail

 

 

 

Referências bibliográficas

American Association of railroads <http://www.aar.org>

http://en.wikipedia.org/wiki/Conrail_Railroad_Bridge

http://www.conrailcorp.com/crpaintlist.html

 

Leia também

* As características da matriz de transporte de carga dos Estados Unidos

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome