Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como exigência parcial para obtenção do título de bacharelado em Engenharia Civil à Faculdade de Engenharia da Universidade Santa Cecília, sob a orientação do Professor Me. Adilson Luiz Gonçalves.
Autores
MARIANA REIS SEVCIUC
NATALIA ESAUDITO RODRIGUES
VITOR DE LAVOR SOARES
Resumo
O Porto de Santos é o mais importante do Brasil e um dos mais importantes do mundo. Desde sua criação até hoje, sua expansão ocorreu de montante a jusante e agora enfrenta problemas como: profundidade insuficiente para a navegação de navios com grandes calados, falta de espaço físico para armazenagem, e adensamento de áreas urbanas, o que causa transtornos logísticos tanto para a população quanto para o porto. A exemplo do que ocorre em outros portos do mundo, a tendência indica que a alternativa mais viável para essa situação é a expansão mar adentro, mediante estruturas offshore com o foco de seu acesso hidroviário tornando-se uma excelente opção de hub port. A principal referência para o presente estudo é a expansão do Porto de Roterdã (Rotterdam), na Holanda, com o Projeto Maasvlakte 2.
Palavras-chave
Terminal de Contêineres Offshore; Porto de Santos; Porto de Roterdã (Rotterdam); Expansão; localização