Sexta, 06 Junho 2025

Caros leitores,

 

Hoje, falaremos da evolução do transporte hidroviário de carga incluindo as navegações fluvial e lacustre e a cabotagem.

 

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As hidrovias americanas movimentaram 15% do total de cargas daquele país, o que correspondeu a 951.956 milhões de tku (toneladas * quilômetros) em 2005. As operações ficaram por conta de uma frota que somou 41.002 toneladas. A distância média de transporte foi de 930 km, com um embarque médio de 1.016 toneladas.

 

É um transporte importante que teve na década de 80 o seu auge, quando transportou 1.495.951 toneladas em 1981, volume 1,5 vez maior do que o observado em 2005, chegando à distância de transporte média de transporte de 1.553 quilômetros em 1983.

 

 

Analisando o gráfico acima, obtido de dados do BTS, é possível constatar que as hidrovias estão perdendo mercado para as rodovias e, principalmente, para as ferrovias americanas. Apenas o embarque médio tem se mantido, mas para o transporte de menos mercadorias a uma distância mais curta.

 

Transporte hidroviário nos EUA em 2005

tipo

Milhões de tku

Milhões de ton

Distância km

%

Fluvial

441.732

624

723

46,4

Cabotagem

424.177

214

2039

44,6

Lacustre

83.598

96

576

8,8

Intra-porto

2.449

90

28

0,2

Total

951.956

1024

930

100,0

 

A navegação fluvial responde por 46,4% do tráfego hidroviário através dos 41.600 quilômetros de rios e canais americanos. Já a cabotagem detém 44,6% das atividades ao longo dos litorais do Oceano Atlântico e do Oceano Pacífico. Complementando a navegação nos Grandes Lagos, na divisa com o Canadá, transporta 8,8% e o transbordo de carga nas áreas portuárias registra 0,2%.

 

As distâncias médias de cada tipo de navegação estão vinculadas às infra-estruturas disponíveis, sendo 723 quilômetros para a navegação fluvial e 576 quilômetros para a lacustre. Entretanto, a cabotagem tem uma excepcional distância média de transporte de 2.039 quilômetros devido aos importantes portos, tanto da Costa Leste como da Costa Oeste, podendo inclusive utilizar o Canal do Panamá para algumas categorias de produtos, principalmente os graneis.

 

Os americanos têm uma especial atenção para as leis que regem a cabotagem, pois ela é considerada importante tanto para a economia como para a segurança nacional.

 

Porto de cabotagem para navios roll-on roll-off

 

 

Pequeno navio porta-contêiner operando na cabotagem

 

Referências bibliográficas

BTS – Bureau of Transportation Statistical

http://www.bts.gov/publications/national_transportation_statistics/

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