A diretoria da Agência Nacional dos Transportes Aquaviários (Antaq) acompanhou em 4 de dezembro a visita técnica da Subcomissão de Portos e Vias Navegáveis da Comissão de Viação e Transporte da Câmara dos Deputados ao Complexo Portuário do Itaqui, no Maranhão. O Complexo Portuário de São Luís é formado pelo Porto Organizado do Itaqui, o Terminal Marítimo de Ponta da Madeira e pelo fábrica de alumina e lingotes do consórcio de empresas da Alumar. O objetivo da visita foi conhecer a situação atual, as perspectivas e as potencialidades do Complexo Portuário do Itaqui no contexto da logística maranhense para a competitividade brasileira.
A subcomissão foi recebida pelos diretores e gerentes locais da Vale, que fizeram uma exposição do Projeto S11D Logística. Trata-se do projeto de duplicação de todo o sistema mina-ferrovia-porto, capaz de ampliar a exportação anual de minério de ferro dos atuais 130 milhões de toneladas para 230 milhões a partir de 2018. A recepção ocorreu no Centro de Controle Operacional (CCO). Trata-se de uma sala de controle conjugada, onde há o controle de tráfego ferroviário de cargas e passageiros de Parauapebas (PA) até o Terminal Marítimo de Ponta da Madeira (MA). As equipes trabalham 24h por dia e controlam dezenas de composições que trafegam nos dois sentidos da ferrovia Carajás.
A Vale possui a maior composição ferroviária de minério de ferro do mundo. São 334 vagões puxados por quatro locomotivas. O CCO possui tecnologia capaz de parar remotamente qualquer composição em caso de emergência. Além do controle do tráfego ferroviário, no CCO também ocorre o controle simultâneo de todas as operações de carregamento de navios nos píeres do Terminal da Ponta da Madeira.
Durante a apresentação dos Diretores da Vale, os diretores Mario Povia e Fernando Fonseca contribuíram com esclarecimentos técnicos acerca da estrutura logística existente na área de influência (hinterlândia) do complexo portuário de São Luís.
A visita prosseguiu até a sala de comando do pátio de estocagem de minérios. Lá foi possível conhecer toda a tecnologia de comando remoto das grandes máquinas recuperadoras e empilhadeiras de minérios.
Por fim, a subcomissão conheceu o Píer IV, maior obra de infraestrutura portuária da América Latina. O píer é composto por uma ponte de acesso de 1.548 metros e dois berços de atracação com capacidade de carregar simultaneamente dois navios do tipo Valemax, maior mineraleiro do mundo, com capacidade de transporte de até 400 mil toneladas.
Visita à Emap
O presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária – Emap, Eduardo de Carvalho Lago, apresentou as recentes mudanças ocorridas na administração do Porto do Itaqui e os números que denotam o crescimento do porto desde o início do ano. Lago apresentou os projetos de investimentos a serem realizados no curto e médio prazo. Fez uma exposição relacionando as oportunidades existentes na hinterlândia do porto, especialmente ao que diz respeito à oferta de cargas e os potenciais mercados a serem prospectados. Como exemplo, citou a licitação dos novos terminais de celulose e fertilizantes.
O presidente agradeceu a presença permanente da ANTAQ no porto, fazendo com que os arrendatários, operadores e demais agentes cumpram com as determinações disciplinares e modernizadoras em suas operações portuárias. Assim, a ANTAQ vem cumprindo com sua missão institucional, contribuindo para a construção de um porto eficiente, com respeito à segurança do trabalhador portuário e da preservação do meio ambiente.
Após a apresentação de Lago, o gerente do Terminal de Grãos do Maranhão (Tegram), Randal Couceiro, fez uma apresentação sobre a história da construção do terminal e seu recente desempenho operacional, que embora tenha iniciado suas operações em março deste ano, já superou a meta prevista de movimentação de grãos para o ano de 2015 em mais de 1,5 milhão de toneladas.
Os parlamentares pediram a palavra e agradeceram a presença permanente dos diretores da ANTAQ nas visitas realizadas pela subcomissão nos outros complexos portuários do país.
Em seguida, toda a comitiva foi à beira do cais conhecer de perto os equipamentos e as operações. Os gerentes dos terminais da Granel (Sílvio Aguiar) e da Suzano Papel e Celulose (Frederico Ruckert) deram explicações detalhadas sobre as operações de movimentação de graneis líquidos e celulose que ocorrem no porto.
Visita à Alumar
O superintendente do Porto, Domingos dos Reis, fez apresentação detalhada sobre o funcionamento da fábrica de alumínio e o desempenho do Porto da Alumar, que fechará 2015 com movimentação em torno de 14 milhões de toneladas, principalmente bauxita (matéria-prima) e alumina (produto final), transportadas por 330 navios.
A subcomissão pediu informações acerca da paralisação da fábrica de lingotes (Redução). Fato que gerou a demissão de mais de 630 trabalhadores diretos e o fim da movimentação do produto pelo Porto do Itaqui.
Audiência com o governador do Maranhão, Flavio Dino
Para finalizar a visita, a comitiva reuniu-se com o governador do Maranhão. Os parlamentares fizeram o retrospecto da visita e relataram ao governador todo o entusiasmo que sentiram ao ver de perto o trabalho realizado pela nova administração da Emap. O governador agradeceu a todos e solicitou apoio para agilizar os trâmites dos processos referentes à modernização e ampliação do Porto do Itaqui.