O Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP) recebeu na segunda-feira (9) o navio CMA CGM Tigris, o porta-contêiner de maior capacidade de carga a passar pela costa do País. A operação foi realizada com produtividade de 83 MPH (movimentos por hora), sendo 1.306 movimentos realizados em 15 horas e 36 minutos.
Leia também
Terminal de Paranaguá quer ampliar market share no segmento de madeira
“Por sua grande capacidade, o CMA CGM Tigris poderá alavancar ainda mais o transporte das mercadorias da região Sul do Brasil que são exportadas a partir de Paranaguá”, afirma Juarez Moraes e Silva, diretor comercial superintendente do TCP. “Entre estas mercadorias estão carnes congeladas, grãos e madeiras, máquinas e materiais, além de peças para automóveis”, explica Moraes e Silva, acrescentando que o CMA CGM Tigris está fazendo a rota que liga a costa leste da América do Sul à Ásia.
O CMA CGM Tigris é uma embarcação de 10.622 Teus (contêiner padrão de 20 pés) de capacidade, sendo integrante da frota própria do Grupo CMA CGM. Navegando sob a bandeira de Malta, o navio conta com quase 300 metros de comprimento e 48 metros de largura e foi projetado para oferecer máxima capacidade de embarque. Os investimentos do TCP nos últimos três anos foram fundamentais para atrair grandes embarcações. A exemplo das obras de modernização do Terminamodernização do Terminal e ampliação do cais de atracação, que ganhou mais 315 metros e hoje conta com 879 metros, e da aquisição de equipamentos, como portêineres e transteinêres, de última geração.