Caros leitores,
Neste artigo, iniciaremos a série sobre a navegação lacustre nos Grandes Lagos, entre os Estados Unidos da América e Canadá.
*********************************************************
Os Grandes Lagos situados entre o Canadá e os Estados Unidos são formados pelos lagos Superior, Michigan, Huron, Erie e Ontário, se constituem na maior superfície de água doce do mundo. Devido a grande profundidade dos lagos, formados pelo deslocamento de geleiras, a bacia hidrográfica dos Grandes Lagos e do Rio São Lourenço, que deságua no Oceano Atlântico, é também o maior reservatório de água doce do planeta.
A região dos Grandes Lagos-São Lourenço é um centro econômico importante para os 2 países, a qual concentra mais de 40% da população canadense. Importantes cidades canadenses e americanas estão lá localizadas:
Toronto, Chicago, Cleveland, Milwaukee, Rochester, Detroit e Buffalo nas margens dos Grandes Lagos, e Montreal e Quebec, nas margens do Rio São Lourenço.
Os cinco lagos estão interligados, formando um único corpo líquido. Do interior para a foz do rio São Lourenço, a água flui do Superior para o Michigan e Huron. Do Huron corre para o sul até o Erie e, depois, para o norte até o Ontário e deste para o Rio São Lourenço. Os Grandes Lagos estão conectados com vários outros rios, e possuem cerca de 35 mil ilhas.
Além dos Grandes Lagos existem centenas de lagos menores, chamados de lagos interiores. Dos cinco, o Lago Michigan é o único que se encontra totalmente dentro dos Estados Unidos, enquanto os demais formam a fronteira aquática entre os Estados Unidos e o Canadá.
Fotos: Sílvio dos Santos e Victor Thives dos Santos
Lago Ontário, entre Niagara Falls e Hamilton, no Canadá – junho de 2013
Farol de auxílio à navegação no Lago Michigan em frente a Chicago – junho 2013
Referências
http://pt.wikipedia.org/wiki/Grandes_Lagos_da_Am%C3%A9rica_do_Norte