Quinta, 25 Abril 2024

Quem já trafegou pelo cais sentido centro de Santos, conheceu o monumento em homenagem ao trabalhador portuário, localizado na Praça Silvério de Souza, próximo ao Armazém IV externo do cais.

 

O monumento, produzido por Vito D'Alessio e Juvenal Irene, tem 12 m de altura, pesa duas toneladas e foi criado em armação de metal, com lâminas de poliestireno. Técnicas especiais empregadas em sua produção garantem um tempo mínimo de conservação de 50 anos.

 

A obra, inaugurada em setembro de 1996 é a figura do estivador carregando um saco apoiado nas costas, retratando ainda o tempo em que a carga era embalada em sacaria, pouco utilizada nos dias de hoje. Um trabalhador chegava a carregar, de uma só vez, três sacos de 60 quilos, antes da modernização dos portos e da utilização de novos equipamentos e esteiras que facilitam a movimentação da carga.

 

O estivador é figura central na história do desenvolvimento econômico e das batalhas sindicais do Porto de Santos, que se alastraram pelo País inteiro e obtiveram grandes conquistas trabalhistas.

 

Os operários do porto reuniam-se nos sindicatos, no século XX, geralmente dirigidos por comunistas e seus simpatizantes, o que valeu a Santos a denominação de Ilha Vermelha ou Porto Vermelho. Nesse ambiente eram preparadas as greves, em meio a espiões infiltrados nos movimentos e a lutas com a polícia da época, sempre disposta a calar os trabalhadores do cais.

 

 

Fonte de pesquisa:

Roteiros do Porto- Monumento ao Trabalhador Portuário

http://www.santos.sp.gov.br/turismo/porto/monumento.html

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome