Sexta, 26 Abril 2024

Caros leitores

 

Hoje, analisaremos os números das estatísticas do transporte marítimo de cargas da União Europeia.

 

*************************

 

Nos últimos anos, o transporte marítimo na União Europeia perdeu posições importantes no ranking mundial para os países asiáticos. Dessa forma, o Porto de Roterdam deixou de ser o primeiro colocado. Hoje, é apenas o terceiro, após os portos de Singapura e Shangai. Em relação ao movimento de contêineres, ocupa a 7ª posição. 

 

* Roterdã inicia expansão portuária planejada há 15 anos

 

Apesar dessa perda da primeira posição, a União Europeia ainda é o grupo econômico com maior movimentação portuária: 3.982,2 milhões toneladas em 2005, contra 2.527,6 milhões toneladas dos portos dos Estados Unidos da América e 2.399,8 milhões toneladas dos asiáticos.

 

O Reino Unido ocupa a primeira colocação, seguido de Itália, Holanda, Espanha, França e Alemanha. As posições inferiores de França e Alemanha indicam que uma boa parte da exportação desses países é feita via terrestre para os países da própria Europa e via aérea para produtos de alto valor agregado para todo o mundo.

 

 

 

A Holanda, com Roterdam e Amsterdam, movimentou em conjunto no biênio 2006/2007 477.237 e 507.463 mil toneladas, o que representou um crescimento de 6,33%.

 

Alguns países do Leste Europeu, novos integrantes da União Europeia, mostraram forte crescimento, como Letônia e Lituânia, enquanto outros queda na movimentação como a Croácia, Bulgária e Estônia, fatos que mostram a fase de adaptação dessas economias as novas regras de comércio exterior dentro da comunidade.

 

 

Referências bibliográficas

http://epp.eurostat.ec.europa.eu/portal/page?_pageid=1090,30070682,1090_33076576&_dad=portal&_schema=PORTAL

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome