Artigo do site da BBC sugere ao internauta imaginar um passeio por Marte e ser capaz de examinar as formações rochosas sob vários ângulos, ou colaborando no mesmo holograma 3D, uma imagem em 360º, com alguém a centenas de quilometros distante. Ou ainda imaginar ser capaz de diagnosticar e tratar doenças de pessoas na outra metade do mundo, enquanto permanece na sua clínica.
Desse modo, a matéria chama a atenção para as possibilidades da realidade aumentada (RA), (augmented reality, AR em inglês), e abre uma janela para mostrar que o futuro chegou. Isso tudo significa disponibilizar informações digitais por meio de um dispositivo eletrônico que já faz parte do nosso dia a dia, como smartphone, tablet ou óculos inteligentes.
Em breve, as telas serão substituídas por inteligência artificial e sensores inteligentes da Internet das coisas vão transformar a cidade do futuro em um portal com o qual possamos interagir. Será como transformar o Google Street de hoje em um local onde possamos nos sentir passeando, batendo papo com amigos ou vendo os pássaros cantando.
Por exemplo, a Coca-Cola usa o software para mostrar restaurantes e cinemas em que suas máquinas de venda automática de bebidas possam aparecer posicionadas de modo diferente. “Agora a venda fica mais fácil, pois não são necessárias tantas visitas como antes para se fechar o negócio." Incorporada no dia a dia, do comércio e do consumo, a realidade aumentada vai transformar os ambientes da sociedade mais rápido e profundo do que se possa imaginar. Esse futuro está em curso.