Complexo Portuário Praia Grande – São Vicente
O Projeto
Por quê?
Vantagens
O projeto
O Porto está localizado entre os municípios de São Vicente e Praia Grande, no Estado de São Paulo, ao longo da margem direita da Baía de Santos, afastado 700 metros da costa da cidade de São Vicente e 7 km da cidade de Praia Grande.
Projetado para atender a todas demandas dos Transportes Marítimos de Carga e de Passageiros, bem como operar terminais modernos, eficientes, seguros e confortáveis. Assim, fomentar cadeias de transporte eficientes, seguras e operando com custos menores.
Um porto para dar competitividade ao produto brasileiro, pela significativa redução dos tempos e dos custos operacionais.
Seu projeto permite abrigar todas as atividades dessas indústrias e poderá contar com um Estaleiro com dique para fabricação de navios, plataformas flutuantes e realizar reparação naval.
O Complexo irá implementar medidas especiais de proteção da qualidade de suas águas, principalmente com relação à água de lastro, elemento danoso ao Meio Ambiente.
O Complexo Portuário, formado por Ilhas Artificiais e seus diversos acessos, foi desenhado e será construído de forma a não colocar em risco ou desconforto as populações das cidades que o abrigam, podendo ser expandido continuamente e operado em condições de máxima segurança e conforto para seus usuários e colaboradores.
A localização do Complexo visa o aproveitamento total dos serviços portuários de excelência já estabelecidos na região.
O Porto terá 2 (duas) vias de navegação para acesso dos navios, com profundidades de 20 e 17 metros, atendendo aos novos e gigantescos navios, com cerca de 400 metros de comprimento.
Será construído de acordo com a demanda, iniciando sua 1ª Fase operando com:
- área de aproximadamente 9 (nove) milhões de m², empregando 13.633 metros de cais, sendo 9.233 metros com profundidade de 20 metros e 4.400 metros com profundidade de 17 metros.
Nessa área serão construídos grandes terminais para contêineres e granéis, permitindo a atracação simultânea de 21 navios de 400 metros de comprimento, com separação na proa/popa de 25 metros, além das áreas de infraestrutura necessárias para atender esses terminais.
Imagem Ilustrativa de 2 Terminais da 1ª Fase do Complexo Portuário
Por quê um Porto de Águas Profundas em São Paulo?
Na busca constante por menores custos e mais eficiência o mundo avançado já emprega navios de 400 metros de comprimento, capacidade de 285 mil toneladas, calado de 16,5 metros e alta velocidade garantida por caixões estruturais instalados longitudinalmente em ambos bordos permitindo velocidades de cruzeiro mesmo com mar revolto.
Segundo o site NOAA, agência do governo americano, cada polegada (2,54 cm) de profundidade portuária pode trazer aumento de receita com navios maiores e carga adicional e representa:
O Complexo Portuário foi planejado integralmente por nossa organização para atender as gigantescas demandas do Estado de São Paulo e dos Estados do Centro Oeste e Sudeste, com um Porto com Águas Profundas com 20 metros de calado permitindo o emprego das novas frotas de navios com mais de 380 metros de comprimento.
O Estado de São Paulo tem uma população de 45 milhões e é o estado brasileiro mais desenvolvido, tem a maior e mais bem conservada infraestrutura de transporte do país, mas parte dessa infraestrutura é antiga e já atingiu sua capacidade máxima. O Estado de São Paulo é responsável por mais de 35% do PIB brasileiro. Se São Paulo fosse um país, com PIB de US$ 804 bilhões (2011) seria o número 18 entre os países mais ricos do mundo.
O Estado de São Paulo tem ao seu redor os estados do Paraná, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás, onde vivem mais de 110 milhões de pessoas, responsáveis por mais de 77 % do PIB brasileiro. Outros Estados Brasileiros já operam Portos de Águas Profundos ou têm projetos consolidados para serem realizados. São Paulo não pode perder a liderança em atividade Portuária.
Saiba mais na NOAA
Vantagens Únicas do Empreendimento
1 - Rota para Ásia - Com relação à melhor rota para o Continente Asiático, a partir do novo Porto São Paulo, ou qualquer outro porto brasileiro é contornando o sul da África, pois permite uma redução em 1.200 milhas no percurso ou 4 (quatro) dias de navegação, não existem taxas, tempo de espera e a carga não perde qualidade com o calor equatorial devido a navegação ser realizada por águas temperadas e frias. Entretanto, se empregado o Canal do Panamá, um navio com 60.000 ton de capacidade espera 4 a 5 dias em fundeio, paga uma taxa de 200.000 dólares americanos para cruzar o canal carregado, percorre 1.200 n.m. adicionais e a carga perde qualidade devido ao calor.
2 - Profundidade Operacional - Os berços no Lado Leste do Porto e seu canal de Navegação terão a profundidade operacional de 18 metros e máxima de 20 metros. Nos berços do Lado Oeste, o Porto e seu canal de Navegação terão a profundidade operacional de 17 metros e profundidade máxima de 18 metros. Na região do Porto de Passageiros as profundidades serão entre 10 e 12 metros.
3 - Estaleiro - No estado de São Paulo não existe capacidade para efetuar reparos ou projetos de construção naval pesada e como deveremos ter mais de 25 novas plataformas de processamento de petróleo, operando a cerca de 300 km de nosso Empreendimento, gerando uma enorme demanda de serviços para plataformas, barcos e navios de apoio, iremos solicitar as licenças para implantar um Estaleiro.
4 - A Avenida Portuária contará com mais de 3.000 vagas de estacionamento para grandes veículos, que poderão utilizá-la gratuitamente, até 4 horas que antecedem o início de suas Janelas de Tempo.
6 - Aerogeradores e parques solares serão utilizados para geração de energia.
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