Com seis eventos realizados em 2024, o Grupo Náutica reafirma seu compromisso com o desenvolvimento do setor no país. Neste ano, expandiu os boat shows para novas regiões, como Brasília (DF) e Salvador (BA). Além disso, os tradicionais eventos náuticos: São Paulo Boat Show e Rio Boat Show, os maiores da América Latina, registraram recordes de negócios. As edições realizadas pelo segundo ano em Santa Catarina, na cidade de Itajaí e no Paraná, em Foz do Iguaçu, também tiveram crescimento. Ao todo, os boat shows são responsáveis pela movimentação de mais de 70% dos negócios náuticos no país.

Captura de tela 2025 01 13 121442Créditos: Victor Santos/Revista Náutica

Janeiro, 2025 - O mercado náutico brasileiro encerrou 2024 com resultados expressivos. A expansão do Grupo Náutica, líder na promoção de eventos do gênero na América Latina, contribuiu para o balanço recorde desde o pós-pandemia. Ao todo, foram 6 Boat Shows realizados em importantes destinos náuticos do Brasil, os quais, juntos, atraíram mais de 140 mil visitantes, exibiram mais de 450 embarcações, contaram com a presença de 370 marcas expositoras, promoveram a venda de cerca de mil barcos, aumento de 20% em relação a 2023. Esses eventos também contribuíram com a movimentação da indústria náutica e, consequentemente, com o aumento da geração de empregos no setor que atingiu o patamar de 150 mil postos de trabalhos diretos e indiretos, crescimento de 25% em relação ao ano passado, quando empregou 120 mil pessoas, segundo dados da Acobar (Associação Brasileira dos Construtores de Barcos e Seus Implementos).

Além disso, o Grupo Náutica começou a expandir as edições do Congresso Internacional Náutica, primeiramente para Foz do Iguaçu (PR) em 2023 e, este ano, também integrou Salvador (BA), além de São Paulo, onde já realizou 9 edições. O congresso, integrado aos boat shows, reforça a missão do Grupo em contribuir ao desenvolvimento do mercado já que reúne lideranças federais, estaduais e municipais para discutirem projetos e ações que resultam em impactos positivos socioeconômicos. Grandes projetos tratados nos 3 congressos já avançam no Brasil, especialmente relacionados à ampliação de infraestrutura náutica, incentivos fiscais e criação de roteiros turísticos pelas águas. É o caso do estado de São Paulo que está viabilizando 13 estruturas náuticas públicas em cidades do interior, com expectativa de aumentar em 90% a movimentação econômica nos próximos 10 anos nas regiões e aumentar o número de turistas em 6 milhões.

O Congresso realizado no Paraná recentemente também resultou em grandes notícias, como o anúncio de investimentos de R$ 250 milhões do Governo para implantação de novas estruturas náuticas que irão ocorrer ao longo dos próximos dois anos. Além disso, durante o Boat Show de Foz foi realizado um acordo de R$ 150 milhões entre o Parque Tecnológico Itaipu (Itaipu Parquetec), centro referência na produção de hidrogênio verde (H2V) no Brasil, e a JAQ Apoio Marítimo, unidade de negócios do Grupo Náutica, criado em 2021. A iniciativa consiste na adaptação das embarcações Explorer H1 e Explorer H2 para operar 100% com hidrogênio verde.

Captura de tela 2025 01 13 121727Créditos: Victor Santos/Revista Náutica

A Prefeitura de Salvador, durante o primeiro congresso na Bahia, também destacou a importância da náutica para a região e anunciou incentivos e projetos futuros como implantação de marina pública, regularização de píers e atracadouros favorecendo a navegação e o turismo. Além disso, em todos os estados que receberam os boat shows, governantes reafirmaram seus compromissos em apoiarem a indústria e o turismo náutico como importante alavanca de desenvolvimento.

Para o presidente da Acobar, Eduardo Colunna, além da necessidade de ampliação de infraestrutura náutica para fortalecer o turismo, o país tem um potencial para uma movimentação econômica 20 vezes maior. Mas é fundamental o impulso do governo em termos de benefícios fiscais às indústrias e às revendas de barco para promover cada vez mais a cultura da navegação.

Afinal, o turista náutico gasta em média 2 vezes mais por dia do que um turista convencional e reflete em ampla cadeia de produtos e serviços. Além disso, a arrecadação em 2023 já foi de mais de R$ 1 bilhão em impostos apenas com a indústria do setor e cada marina, com capacidade para 300 embarcações, gera um impacto direto e induzido de R$ 141 milhões por ano na economia local, criando cerca de 780 postos de trabalho. Porém, o Brasil ainda apresenta um déficit de mais de 55 mil vagas para embarcações.

“O setor náutico brasileiro é jovem, mas tem um enorme potencial de crescimento. Contudo, o país ainda enfrenta desafios estruturais, como o déficit de vagas para embarcações e a falta de incentivos governamentais para ampliar o acesso a embarcações e modernizar as estruturas existentes. Estamos vivendo um momento de amadurecimento do setor, mas ainda há muito a ser feito. O Brasil tem todas as condições para se tornar uma potência náutica, mas precisamos de investimentos em infraestrutura e políticas públicas que reconheçam a importância do mercado. É essencial evitar erros cometidos por outros países, onde o excesso de tributação prejudicou o crescimento da náutica”, afirma Eduardo Colunna, presidente da Acobar.

Captura de tela 2025 01 13 121847Créditos: Victor Santos/Revista Náutica

Thalita Vicentini, diretora do Grupo Náutica e da Boat Show Eventos, reforça que “a consolidação dos Boat Shows como a maior vitrine de negócios náuticos no Brasil reflete o compromisso na difusão da náutica e em estabelecer essa conexão com fabricantes, demonstrando que não existem apenas lanchas milionárias, mas que o mercado tem opções variadas para diversão e esportes, de jets a grandes iates, sem contar com a ampla cadeia envolvida. Nosso foco é demonstrar o potencial das águas brasileiras, com 60 mil quilômetros de vias interiores navegáveis e 8,5 mil quilômetros de costa, levando a náutica para regiões que antes não recebiam a devida atenção. Isso é essencial para fortalecer o setor, gerar empregos e fomentar o turismo. Contudo, para que esse crescimento seja sustentável, temos a convicção do apoio dos governos incentivando a indústria e o turismo pelas águas, já que se trata de um mercado promissor com benefícios para todos”.

Desafios e oportunidades do setor náutico

Segundo estudos da Acobar, cada barco fabricado gera oito empregos, sendo cinco diretos e três indiretos. Além disso, o setor emprega cerca de 9 mil marinheiros particulares para manutenção de barcos maiores e mantém aproximadamente 7 mil trabalhadores fixos em estruturas de apoio náutico, com a contratação de outros 5 mil temporários na alta temporada.

Resumo do ano: consolidação e expansão do mercado náutico

O evento que abriu o calendário náutico brasileiro foi o Rio Boat Show, realizado em abril na Marina da Glória, no Rio de Janeiro. Com sua maior edição desde a pandemia, o evento destacou-se pela exibição de 90 embarcações e pela diversidade de lançamentos, incluindo veleiros, jets e lanchas, além de atrações como o Náutica Talks e test drives. Em julho, foi a vez do Marina Itajaí Boat Show, no litoral catarinense, que consolidou sua posição como o maior evento náutico do Sul do país. Com uma estrutura 40% maior, o evento apresentou inovações como um shopping náutico sobre as águas e atraiu visitantes de todo o Brasil.

Em agosto, o Brasília Boat Show estreou no Lago Paranoá, reforçou o potencial náutico do Centro-Oeste com expositores e atrações voltadas para a navegação em águas interiores. Em setembro, o São Paulo Boat Show reforçou sua posição como o maior evento náutico da América Latina, reunindo lançamentos de impacto e negócios. Já em novembro, o Salvador Boat Show levou a náutica para o Nordeste e explorou o potencial da Baía de Todos os Santos com uma feira 100% sobre as águas. Para encerrar o ano, o Foz Internacional Boat Show destacou o turismo e os negócios em torno do Lago de Itaipu, na Tríplice Fronteira, o que comprova a importância das águas interiores para o mercado brasileiro.

Captura de tela 2025 01 13 121613Créditos: Victor Santos/Revista Náutica

Calendário 2025 dos Boat Shows
A Boat Show Eventos, maior organizadora de eventos náuticos da América Latina, já confirmou as feiras que compõem o calendário náutico brasileiro para 2025 que iniciará em abril com o Rio Boat Show. Em julho, Santa Catarina receberá a 3ª edição do Marina Itajaí Boat Show. Em agosto, o Brasília Boat Show acontece pela segunda vez no Lago Paranoá. O São Paulo Boat Show será realizado em setembro e, em novembro, acontecerá o Salvador Boat Show e, em seguida, o Foz Internacional Boat Show.

Sobre o Grupo Náutica
Com mais de 40 anos de mercado, o Grupo Náutica traz soluções em infraestrutura, eventos e comunicação náutica. É formado pela Revista Náutica (https://www.nautica.com.br), pioneira e líder absoluta no setor; o Boat Show, mais importante salão náutico da América Latina com as edições de São Paulo, Itajaí, Rio de Janeiro, Brasília, Salvador e Foz do Iguaçu; a Metalu, maior fabricante de píeres e passarelas em alumínio do mundo. O grupo também se preocupa com as questões sociais e é detentora das ações “Só Jogue na Água o que Peixe pode Comer”, assinada pelo cartunista Ziraldo, e “Por Uma Cidade Navegável”, que busca a navegação em lugares inimagináveis, assim como desenvolve os principais Guias de Turismo Náutico do país.

 

 

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