A mais recente lista de produtos que serão beneficiados com o bônus do Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar (PGPAF), da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) foi publicada nesta quarta-feira (8) no Diário Oficial da União. O programa tem como objetivo apoiar os agricultores cujos preços recebidos por seus cultivos ficaram abaixo da garantia estabelecida, oferecendo descontos nas parcelas do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).
Em relação à lista do mês anterior, houve a inclusão da batata, no estado do Paraná, e a saída da cana-de-açúcar. Para os demais produtos houve alteração nos estados beneficiados. Além da batata, açaí, banana, cará/inhame, castanha-de-caju, cebola, erva-mate, feijão caupi, manga, mel de abelha, raiz de mandioca, tomate e trigo fazem parte da lista de janeiro.
Imagem gerada por IA.
A portaria com os valores do bônus mensal é divulgada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA). Nesta edição, o benefício entra em vigência a partir do dia 10 de janeiro de 2025, com validade até 9 de fevereiro de 2025. Confira a lista completa na Portaria SAF/MDA Nº 301, de 7 de janeiro de 2025, que indica os preços de garantia dos produtos e os percentuais de bônus nos estados contemplados.
A partir deste mês de janeiro entraram também em vigor os novos preços de garantia do PGPAF. Confira a Resolução Nº 5.188, de 19 de dezembro de 2024.