Bonini é chefe de gabinete da presidência da APS

A Autoridade Portuária de Santos (APS), empresa responsável pela infraestrutura pública dos Portos de Santos e Itajaí, indicou para superintendente interino do porto catarinense o advogado André Leme da Silva Fleury Bonini, superintendente da chefia de gabinete da APS. A indicação foi aceita e oficializada nesta segunda-feira (06) pela Prefeitura de Itajaí.

Bonini está na APS há pouco menos de um ano e, desde a decisão do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) de passar a gestão do Porto Organizado de Itajaí para a APS, foi designado pelo presidente da APS, Anderson Pomini para atuar na transição da administração: “O Bonini é uma pessoa da minha confiança e conta também com o apoio do ministro Sílvio Costa Filho para esta missão”, afirma Pomini.

A nomeação pela Prefeitura de Itajaí se deve ao Convênio Operacional firmado entre a Superintendência Portuária de Itajaí, autarquia municipal gestora do Porto até 2024, e APS, pela qual as duas equipes passam a atuar conjuntamente nos levantamentos necessários à transição, manutenção de pessoal e empregos, contratos administrativos e licenças diversas de operação.

Bonini chefe de gabinete da presidência da APS
Foto: Divulgação

A indicação de Bonini é de caráter técnico, pois há necessidade de nomeação de gestores para o Porto, uma vez que, com o fim da administração municipal, os então responsáveis foram exonerados e vários contratos ficaram sem gestão. A indicação dos novos profissionais é necessária para evitar a paralisação de obras e de serviços necessários para o adequado funcionamento da atividade portuária em Itajaí.

A APS assumiu a gestão do Porto de Itajaí no último dia 02 de janeiro, e instituiu uma Comissão de Transição, composta por três superintendentes do Porto de Santos e liderada pelo Diretor de Desenvolvimento de Negócios e Regulação da APS, Gustavo Salvador Pereira, que terá papel fundamental no desenvolvimento das ações portuárias em conjunto com a equipe da SPI, sendo responsável por acompanhar os procedimentos estratégicos, táticos e operacionais, bem como para administrar eventuais intercorrências.

A APS é responsável pela administração e gestão financeira do Porto de Itajaí e irá repassar valores para pagamento dos empregados da SPI.

Segue o currículo do novo gestor: André Bonini é advogado e doutorando em Administração na Universidade de São Paulo (FEA/USP). É mestre em Economia pelas Universidades Paris I - Sorbonne e PUC/SP. Possui MBA em Mercados Derivativos (BMFBOVESPA); em Gestão Estratégica de Projetos (FGV); em Compliance e Integridade Corporativa (PUC/MG) e é especialista em Gestão Pública (UNIMEP). É pesquisador e congressista sobre os temas “aglomeração espacial da atividade industrial” e “avaliação de desempenho organizacional de empresas”.

Teve passagem por quatro anos na docência universitária: na pós-graduação da PUC/SP e na graduação da UNIP. Desde 2022 é professor associado dos cursos de MBAs da USP/ESALQ e USP/EACH. Possui título de Conselheiro de Administração certificado pelo IBGC, tendo atuado por dois anos em Conselho de empresa pública de São Paulo/SP.

Bonini chefe de gabinete da presidência da APS 2
Foto: Divulgação.

Com mais de 20 anos de carreira dedicados à Gestão de Projetos, já atuou como Project Management Officer (PMO) na iniciativa privada e na gestão pública. Possui vivência no ciclo PDCA de diversos projetos simultâneos, integrando setores, processos, sistemas e pessoas, com inovação e criatividade. Possui experiência em ações de empreendedorismo, na elaboração de Plano de Negócios e na condução de Planejamento Estratégico, pautados na austeridade financeira, no alto grau de conformidade e no uso intensivo de novas tecnologias.

Possui como principal competência a cocriação de projetos complexos – muitas vezes partindo do absoluto nada – estruturado no conceito ESG e com atenção focada no treinamento e desenvolvimento profissional da equipe, com forte gestão de riscos e amplo relacionamento com todos os stakeholders.

Fazendo uma breve linha do tempo: em Limeira/SP, já foi assessor e chefe de gabinete na Câmara de Vereadores; e, Diretor de Relações Internacionais na Prefeitura. Em São Paulo, atuou no mercado financeiro (líder de equipe de software de alta frequência) e foi Chefe da Assessoria Técnica na Secretaria Municipal de Justiça da Prefeitura, onde trabalhou na administração internada pasta e na estruturação de governança e compliance de megaprojetos que envolviam o setor privado e o governo. Foi Gerente Geral na SPNegócios – Agência de Promoção de Investimentos e Exportação do município de São Paulo. Na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo foi Assessor Jurídico responsável pelo trabalho parlamentar e legislativo. Atuou por 2 anos como Superintendente Geral na OAB/SP e atualmente é superintendente na Autoridade Portuária de Santos. Ainda é palestrante e consultor em temas referentes ao Planejamento Estratégico, Gestão de Projetos, Liderança e Integração de Equipes.

Sobre a Autoridade Portuária de Santos

A Autoridade Portuária de Santos é uma empresa pública vinculada ao Ministério dos Portos e Aeroportos. É responsável pelo planejamento logístico e pela administração da infraestrutura do Porto Organizado de Santos, o maior da América Latina, por onde passam aproximadamente 30% das trocas comerciais brasileiras. O complexo portuário está localizado a 70 quilômetros da Grande São Paulo e possui 53 terminais, sendo 39 arrendamentos, 8 retroportuários e 6 terminais de uso privado (TUPs), situados em duas margens, uma em Santos (direita) e outra em Guarujá (esquerda).

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s