Sexta, 29 Março 2024

De uma forma geral existem quatro tipos de impactos na prática de transporte ao meio ambiente. São eles:

• Relações Sociais;

• Acidentes no Trânsito;

• Congestionamento;

• Poluição.

Para entender melhor os impactos, suas influências no nosso meio, e principalmente as possíveis formas de mitiga-los, é essencial analisar o meio natural, ou seja, aquilo que não foi modificado pelo homem. Do mesmo modo, é necessário observar e entender o meio construído, ou seja, cidades e demais áreas modificadas pelo homem.

Meio natural
A atuação do transporte no meio físico natural se dá basicamente através do consumo de recursos provenientes da natureza, como por exemplo: áreas para instalação de infraestrutura de transporte; materiais para construção das vias de transporte (rochas asfáltica, ferro, dentre outros); e ainda recursos naturais utilizados para operação (petróleo, energia dentre outros).


Figura 1 – Meio natural: produção de energia elétrica - hidrelétrica

Meio Construído
A aglutinação de pessoas em meios construídos (cidades) convergiu em uma nova visão dos impactos ambientais considerando assim os ambientes de convivência humana como meio impactante. Sendo que, os impactos de transporte estão diretamente relacionados à poluição atmosférica, sonora dentre outro. Sabendo que todos estes são consequência da interação das pessoas com o espaço que vivem.


Figura 2 – São Paulo: capital financeira do Brasil

Outro impacto relevante no meio construído são os acidentes de trânsito que por sua vez só foram considerados impactos ambientais quando o ambiente construído foi incorporado ao mesmo. Para que esta relação fosse aceita foi preciso identificar que a forma com que o ambiente é construído e consequentemente utilizado tem uma enorme relevância nos níveis de conflito de trânsito como, por exemplo, no congestionamento e nos acidentes.

Vale ressaltar que nós influenciamos diretamente o ambiente construído e consequentemente somos responsáveis pelo nível de impacto que ocorre nele, todos estes impactos negativos são consequências de ações do poder público, privado e da comunidade como um todo. Sendo assim, também é de nossa responsabilidade a modificação deste meio construído e então diminuição dos impactos.

Referência
VASCONCELLOS, Eduardo Alcântara de. Transporte e meio ambiente: conceitos e informações para análise de impactos. São Paulo: Edição do Autor, 2006.

 

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!