Sábado, 04 Mai 2024
Em comunicado enviado à Capitania dos Portos do Estado de São Paulo e à Secretaria de Portos, entre outras entidades, o diretor-presidente da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), Renato Barco, informa que o calado operacional do Porto de Santos está reduzido para 12,3 metros. A atitude foi tomada devido ao assoreamento que atingiu o trecho 01 (entrada) do canal de acesso ao Porto.

Dessa forma, vai por terra todo o esforço e os investimentos feitos na dragagem de aprofundamento do Programa Nacional de Dragagem (PND), que já consumiu bilhões dos cofres públicos e pouco efeito surtiu nos portos brasileiros até o momento. A maior parte dos terminais portuários continuam sem poder receber os maiores e mais modernos navios da crescente frota mundial.

No comunicado, a Codesp indica, ainda, que irá "iniciar o mais brevemente possível obra de dragagem para manutenção da profundidade do trecho 01 [...], em especial entre as bóias 02 e 06". O limite de 12,3 metros poderá ser ampliado, temporariamente, para 13,3 quando a altura da maré estiver igual ou superior a um metro. Barco prevê que os pontos mais críticos de assoreamento serão eliminados em 15 dias.

O aumento da profundidade do canal de acesso ao porto santista é uma novela que se arrasta desde fevereiro de 2010. As previsões alvissareiras para atender o setor produtivo nacional não estão se confirmando, já que as embarcações acima de 300 metros de comprimento têm dificuldade para acessar os terminais do Porto de Santos.

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