Quinta, 28 Março 2024

A entrada da siderúrgica coreana Posco no projeto da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) não preocupa as autoridades do Porto do Pecém, no Ceará. O diretor de Desenvolvimento Comercial do complexo portuário, Mario Lima Junior, garante que o porto estará preparado para, em 2014, suportar a produção da siderúrgica, estimada em 3 milhões de toneladas de placas de aço por ano.

“Atenderemos a toda a produção de aço projetada porque o Porto do Pecém terá a infraestrutura necessária e garantida para isto. A partir de abril de 2011, teremos dois berços de atracação no Píer 1 de 350 metros de largura e 15 metros de calado. O Porto do Pecém possui espaço para crescimento de 180 quilômetros quadrados sem conflitos ambientais ou urbanos e conexão já pronta com rodovias e ferrovias”.

Além da inauguração de dois berços de atracação, o Porto de Pecém ganhará, em 2011, um sistema transportador de carvão, descarregadores de carvão e de pórtico para minérios. Em 2012, sairão do papel equipamentos similares.

Já em 2013, o Governo do Ceará inaugurará dois berços de 250 metros de largura cada, com calado de 18 metros para exportação de produtos siderúrgicos. Em 2015, surgirá outro berço com as mesmas medidas, também voltado à siderurgia.

O diretor de Desenvolvimento Comercial de Pecém está confiante na possibilidade do porto brasileiro ocupar um lugar de destaque mundial no quesito porto-indústria, conceito logístico que cresce a cada dia na China e na Europa e que tende a juntar em um mesmo ambiente os polos produtores e exportadores.

“O Porto do Pecém se coloca na vanguarda deste segmento porque é jovem e possui apenas oito anos de existência. Levando em consideração a localização, a profundidade e a natureza construtiva offshore, Pecém surge dentro de um arranjo físico excepcional, ligado a uma área industrial ampla e ambientalmente sustentável no médio e longo prazo.”

Website: www.cearaportos.ce.gov.br

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome