Ita era o nome de uma série de navios de passageiros, todos contendo o prefixo Ita e pertenciam à Companhia Nacional de Navegação Costeira. Muitos fatos importantes podem ser lembrados em relação aos Itas, como o nascimento do ex-presidente da República Itamar Franco a bordo de um desses navios e o transporte da delegação brasileira para os Jogos Olímpicos de Los Angeles em 1934.
Imagem: livro "Navios e Portos do Brasil
nos Cartões-Postais e Álbuns de Lembranças"
Cartão-postal promocional dos então novos navios da
Companhia Costeira na linha Porto Alegre/Pará - 1928
O Salgueiro cantou o transporte de passageiros do Norte ao Sul do País, feito na maior parte pelos Itas nas primeiras décadas do século passado: "Me levo pelo mar da sedução/Sou mais um aventureiro/ Rumo ao Rio de Janeiro/Adeus, Belém do Pará". Navios de cargas e de passageiros de outras companhias passaram, aos poucos, a participar ativamente do que foi um grande e concorrido tráfego marítimo, não somente para lazer como acontece nos dias de hoje. As principais outras companhias foram o Llloyd Brasileiro e o Lloyd Nacional, seguidas de outras menores, porém eficientes, como Pereira Carneiro e Carl Hoepcke.
Existiam três tipos de Itas: os pequenos com 60 metros, os médios com 90 metros e os grandes com aproximadamente 120 metros de comprimento.
Foto: Portal do Samba
Alegoria do Salgueiro ilustra os antigos Itas
Eis aqui alguns dos Itas que deixaram seus nomes gravados pelos portos por onde passaram: Itaité, Itaimbé, Itapagé (construídos na França), Itapé, Itaquicée Itanagé, construídos na Escócia. Os de outra classificação, ou seja os Itas pequenos ou médios, que fazem parte o Itaberá, Itagiba, Itapuhy, Itapura, Itaquara, Itassucé, Itatinga, Itaquatiá, Itaipu, Itaguassú, Itajubá, Itapema, Itapuca e Itaúba, entre outros.
Fique com o lendário samba sobre os Itas levado à Sapucaí pelo Salgueiro.