Quinta, 28 Março 2024
Importantes navios da navegação de cabotagem no Brasil, que transportaram inumeráveis passageiros pela costa do País, os Itas já brilharam no Carnaval do Rio de Janeiro. Em 1993, a escola de samba Acadêmicos do Salgueiro adotou como enredo "Peguei um Ita no Norte", cantando a história dessas embarcações. A agremiação não só foi campeã como tornou o samba um dos mais conhecidos do Brasil, com o seu "Explode, coração, na maior felicidade / É lindo meu Salgueiro, contagiando e sacudindo essa cidade".

Ita era o nome de uma série de navios de passageiros, todos contendo o prefixo Ita e pertenciam à Companhia Nacional de Navegação Costeira. Muitos fatos importantes podem ser lembrados em relação aos Itas, como o nascimento do ex-presidente da República Itamar Franco a bordo de um desses navios e o transporte da delegação brasileira para os Jogos Olímpicos de Los Angeles em 1934.

Imagem: livro "Navios e Portos do Brasil
nos Cartões-Postais e Álbuns de Lembranças"

Cartão-postal promocional dos então novos navios da 
Companhia Costeira na linha Porto Alegre/Pará - 1928

O Salgueiro cantou o transporte de passageiros do Norte ao Sul do País, feito na maior parte pelos Itas nas primeiras décadas do século passado: "Me levo pelo mar da sedução/Sou mais um aventureiro/ Rumo ao Rio de Janeiro/Adeus, Belém do Pará". Navios de cargas e de passageiros de outras companhias passaram, aos poucos, a participar ativamente do que foi um grande e concorrido tráfego marítimo, não somente para lazer como acontece nos dias de hoje. As principais outras companhias foram o Llloyd Brasileiro e o Lloyd Nacional, seguidas de outras menores, porém eficientes, como Pereira Carneiro e Carl Hoepcke.

Existiam três tipos de Itas: os pequenos com 60 metros, os médios com 90 metros e os grandes com aproximadamente 120 metros de comprimento.

Foto: Portal do Samba

Alegoria do Salgueiro ilustra os antigos Itas

Eis aqui alguns dos Itas que deixaram seus nomes gravados pelos portos por onde passaram: Itaité, Itaimbé, Itapagé (construídos na França), Itapé, Itaquicée Itanagé, construídos na Escócia. Os de outra classificação, ou seja os Itas pequenos ou médios, que fazem parte o Itaberá, Itagiba, Itapuhy, Itapura, Itaquara, Itassucé, Itatinga, Itaquatiá, Itaipu, Itaguassú, Itajubá, Itapema, Itapuca e Itaúba, entre outros.

Fique com o lendário samba sobre os Itas levado à Sapucaí pelo Salgueiro.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome