Sexta, 19 Abril 2024

publicado originalmente pela Secretaria de Portos

O ministro-chefe da Secretaria de Portos (SEP) da Presidência da República, Cesar Borges, recebeu nesta quinta-feira (17) representantes da empresa China Communication Construction Company LTD - CCCC, que estão no Brasil acompanhando a comitiva do presidente chinês Xi Jinping em visita oficial ao país.

A estatal chinesa é líder mundial em projetos de infraestrutura logística que incluem portos, aeroportos, ferrovias e rodovias em vários países. No Brasil, a CCCC atua em parceria com empresas brasileiras em obras de dragagem em Santos, Paranaguá e Rio de Janeiro.

Foto: Secretaria de Portos

Integrantes da SEP e da empresa chinesa posam para foto oficial do encontro

O vice-presidente da CCCC, Sun Ziyu, ressaltou que o Brasil reconheceu a importância do setor portuário quando criou uma Secretaria para cuidar exclusivamente desse segmento. Ele disse que a China tem grande interesse em fortalecer as parceiras com o Brasil e lembrou as oportunidades de investimento que estão sendo oferecidas por meio do Plano Nacional de Dragagem II. “Temos interesse em aliar interesses não apenas nessa área, mas também na construção e na operação em portos brasileiros”, completou.

Cesar Borges lembrou sua vista à China em maio de 2014, quando, em nome da presidenta Dilma Rousseff, apresentou os projetos de concessões de rodovias e ferrovias brasileiras. “O entendimento do governo é que devemos trabalhar em parceria com o setor privado. Queremos atrair investimentos e fico satisfeito em saber que empresas desse porte já investem e estão interessadas em investir mais. Queremos que as empresas continuem participando dos nossos leilões. Queremos que elas sejam remuneradas corretamente e tempestivamente, de forma que todos ganhem e obviamente na forma das leis brasileras”, disse.

O ministro colocou à disposição dos chineses todas as informações sobre as oportunidades de investimento no setor portuário que contemplam as licitações previstas no Programa de Investimento em Logística – PIL Portos – que totalizam 15,8 bilhões em arrendamentos nos portos organizados e no Plano Nacional de Dragagem, com R$ 3,8 bilhões estimados para obras de dragagem em 20 portos brasileiros. Ele também salientou a viabilidade de construção de terminais de uso privado, que ampliaram sua capacidade de operação com a nova Lei dos Portos, permitindo a movimentação de carga de terceiros. Até maio de 2014 já foram assinados 20 contratos com empresas privadas, que planejam investir cerca de R$ 7 bilhões nos empreendimentos.

Os empresários chineses convidaram o ministro e equipe para uma visita a Pequim, quando seriam apresentadas as oportunidades de investimento no Brasil. A partir desse encontro, as empresas chinesas poderiam definir suas prioridades e iniciar um diálogo com a Secretaria de Portos. Cesar Borges agradeceu e reiterou que gostaria de ver a CCCC participando do esforço frente ao desenvolvimento sistema portuário.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome