Terça, 07 Mai 2024

Muitos são os desafios encontrados para conseguirmos realizar um bom processo de aquisição. Comprar bem não é uma tarefa fácil nos dias de hoje e, nem sempre comprar o mais barato significa que o processo de aquisição foi bem executado.

Ao analisarmos o processo de aquisição, identificarmos diversos desafios como identificação, seleção, negociação e avaliação de fornecedoras.

Identificar bons fornecedores demanda do profissional de logística estar sempre atualizado com relação às fontes fornecedoras disponíveis no mercado (nacional e internacional) onde atua.

Paralelamente a isto, faz-se necessário acompanhar indicadores macro-econômicos e cenários nacionais e internacionais relacionados a oferta e procura do insumo ou do serviço que este profissional estará adquirindo, pois estes movimentos influenciam diretamente no custo e no prazo de entrega ofertado pelo fornecedor.


Processo de aquisição não é automático e requer grande atenção dos profissionais da logística

O quesito negociação merece um artigo exclusivo sobre seus desafios. Mas, de forma bem sucinta, podemos dizer que além dos pontos acima (identificação das fontes fornecedoras, acompanhamento de indicadores econômicos e do movimento de oferta e procura), é preciso muita preparação do gestor de logística no sentido de analisar todos estes aspectos, para assim poder formular estratégias de aquisição (condições comerciais) e, sempre que possível, desenvolver uma lista de fornecedores alternativos.

Negociar quantidades avaliando o impacto financeiro e operacional que estas gerarão para a organização também deve ser uma das ações do gestor logístico, pois lotes maiores podem possibilitar um custo unitário de aquisição menor, mas podem gerar um custo logístico total maior.

Não podemos esquecer-nos da importância dos aspectos relacionados à negociação dos prazos de pagamento e prazos de entrega, que são essenciais para a realização de um bom processo de aquisição.

Desenvolver processos de avaliação de fornecedores, procurando estimular uma relação colaborativa entre contratante e contratado consiste em um grande e prazeroso desafio. Neste ponto o ideal é estabelecermos, em conjunto com os fornecedores, os indicadores de desempenho, suas metas e a forma como será realizada a avaliação. Minha experiência vem me mostrando de que sistemas de avaliação de fornecedores bem estruturados, aliados a prática de convidar o fornecedor para participar da solução de um problema (ou oportunidade de melhoria), gera uma espiral positiva em termos de melhoria de nível de serviço e otimização de custos.

Vale destacar que, o processo de aquisição somente deve ser considerado concluído quando o item adquirido estiver disponível para quem o solicitou, ou seja, o gestor de logística precisa ainda superar o desafio de monitoramento da entrega do fornecedor quanto a quantidade, preço, qualidade e prazo acordado, pois se não for dada a merecida atenção neste ponto todo o trabalho anterior poderá ser perdido.

Bem, como podemos ver muitos são os desafios dos compradores nos dias atuais. Por isso, faz-se necessário que os profissionais que atuam nesta área busquem constantemente manter-se atualizados (qualificação profissional), estejam atentos ao ambiente no qual estão inseridos (ambiente político, econômico, social) e procurem sempre desenvolver uma relação colaborativa de parceria com seus fornedores.

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