Domingo, 19 Mai 2024

Continuando a série de artigos sobre mapas dinâmicos, apresentamos o aplicativo enchente.org desenvolvido com o objetivo de prevenir e auxiliar os cidadãos da cidade de Blumenau, em Santa Catarina, no que se refere à ocorrência de enchentes. Esses eventos, muito comuns na Cidade, ocorrem principalmente nos meses de setembro e outubro.

Leia também
* Mapas dinâmicos: migração
* Mapas dinâmicos: cultura agrícola mundial
* Mapas dinâmicos: História das Olimpíadas da era moderna
* Mapas dinâmicos: visualizador de dados espaciais da INDE
* Mapas dinâmicos: linhas oceânicas de transmissão de dados
* Mapas dinâmicos: Primeira Guerra Mundial
* Mapas dinâmicos e o Street View: Palácio de Versailles
* Mapas dinâmicos: exemplos de aplicação

O aplicativo apresenta (de acordo com o nível do rio Itajaí-Açu)  pontos vermelhos no mapa indicando as áreas alagadas em Blumenau, bem como, os abrigos da Cidade. A figura 01 demonstra a identificação do abrigo mais próximo de uma área alagada.

O enchentes.org pode ser acessado através deste link.


Figura 1 – Enchente.org – abrigo mais perto de ponto de alagamento

Existem várias outras funcionalidades no aplicativo. Por exemplo, ao digitar uma direção o mesmo informa no mapa se aquela rota está alagada ou livre de perigo. Arrastando o caminho desenhado para outras ruas, é possível ver se há outras opções de rota. 


Figura 1 – Enchentes.org – simulação de caminho para abrigo

O aplicativo também apresenta pontos georreferenciados, onde estão todos os abrigos do Município, assim como hospitais, delegacias, supermercados, postos de combustíveis e outros endereços úteis para esta situação.

A ferramenta possibilita também prevenir situações arriscadas, já que a partir da barra de rolagem é possível simular várias alturas do nível do rio. As simulações podem ser feitas a partir das previsões do nível do rio fornecidas pela prefeitura.

Este é mais um exemplo de aplicativo simples e útil. Quando bem utilizado, a ferramenta pode ajudar a população em eventual situação de risco. Parabéns aos idealizadores.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!