Domingo, 19 Mai 2024

Continuando a série de artigos sobre mapas dinâmicos, apresentamos o visualizador de dados espaciais da Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (INDE).

Leia também
* Mapas dinâmicos: Primeira Guerra Mundial
* Mapas dinâmicos e o Street View: Palácio de Versailles
* Mapas dinâmicos: exemplos de aplicação

Conforme citado em neste artigo, a INDE tem como objetivo promover o adequado ordenamento na geração, no armazenamento, no acesso, no compartilhamento, na disseminação e no uso dos dados geoespaciais de origem federal, estadual, distrital e municipal, em proveito do desenvolvimento do país.

Para atender tal objetivo foi criado o Visualizador da INDE (VINDE) que possibilitada a visualização dos dados geográficos nacionais em uma única plataforma. O VINDE é apresentado na figura abaixo (também acessível através deste link).


Figura 1 – Ilustração do mapa dinâmico Visualizador da INDE

O visualizador permite ao usuário analisar todas as camadas geográficas que estão na INDE dentro de um mapa na web, também é possível consultar seus metadados (dados sobre as camadas como: origem, fonte etc.) e baixar as camadas geográficas nos formatos *.shp e/ou *.kml (formatos bastante utilizados para a visualização/manipulação de dados espaciais).

O VINDE é de grande benefício para utilizadores de dados geoespaciais, pois oficializa a fonte dos dados e possibilita a agregação destes em uma única plataforma onde o usuário pode consultar e visualizar as camadas geográficas e só baixar aquelas que realmente necessita.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!