Domingo, 19 Mai 2024

Dando continuidade à série de artigos voltados ao planejamento de transportes, hoje iremos apresentar mais uma fase baseada no modelo sequencial de demanda (modelo de 4 etapas), bastante utilizado para este tipo de aplicação.

Leia também
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Como o nome já explica o modelo 4 etapas é dividido em quatro diferentes etapas: Geração de Viagens; Distribuição de Viagens; Divisão/Repartição Modal; e Alocação das Viagens.

A Geração de Viagens objetiva estimar o número de viagens produzidas ou atraídas por uma zona de tráfego em determinado intervalo de tempo, sendo que os seus resultados servirão de ponto de partida para as demais etapas do processo. Portanto, dever ser observado que os resultados respeitem a seguinte relação:

• Geração  = produção  + atração.

A Distribuição de Viagens é a fase onde estima-se o número de viagens para as diferentes zonas de tráfego, em determinado intervalo de tempo. Desse modo determina-se a quantidade do  fluxo da matriz O/D que caberá a cada zona de tráfego.

As fases de Geração e Distribuição resultaram em uma matriz de Origem/Destino baseada nas seguintes configurações:

• Origem: Zona de tráfego de origem;
• Destino: Zona de tráfego de destino;
• Fluxo: Quantidade transportada;
• Horizonte: Cenário do estudo;
• Produto: Produto transportado.

A Repartição Modal tem por objetivo estimar como será a divisão dos deslocamentos em  função dos pares de origem e destino nas diversas modalidades (Rodovias, Ferrovias, Hidrovias etc.) ou nos diferentes meios de transportes (automóveis, ônibus, motocicleta, etc.)

Para exemplificar é representado na Figura 01 a repartição modal da matriz de transporte do Brasil no ano de 2005 representando o cenário atual, e a repartição modal desejada no ano de 2025, representando o cenário futuro.


Figura 01 - Repartição modal da matriz Transporte do Brasil - PNLT

Por fim a Alocação de Viagens consiste na alocação dos fluxos de uma matriz O/D numa rede viária, determinando assim o volume de tráfego em cada arco da malha viária da mesma.

A Figura 02 representa o resultado da alocação do carregamento do produto minério para o cenário 2007 considerando os diversos modais do transporte. É através desse resultado que podemos visualizar viabilidades para a proposta do estudo sugerido.


Figura 02 -  Carregamentos 2007 Multimodais (minério,
sem carga geral) - PNLT

O modelo 4 etapas resulta em alternativas de transporte que podem ser utilizadas ou não nas demais fases do estudo de planejamento de transportes.

Referências
Relatório Executivo PNLT - http://www.youblisher.com/p/248996-RELATORIO-PNLT-2009/

http://www.transportes.gov.br/conteudo/36391

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