Domingo, 19 Mai 2024

Dando continuidade à série de artigos sobre desenho urbano, será apresentado hoje mais um item relacionado aos conceitos utilizados na urbanização das cidades: a Carta de Atenas.

* Desenho urbano: Cidade Jardim
* Desenho urbano: cidade linear
* Desenho Urbano - Unidade de vizinhança
* Desenho urbano - algumas ideias pioneiras

A Carta de Atenas é o manifesto datado de 1933, redigido e assinado por grandes arquitetos e urbanistas internacionais do início do século XX. Resultou do IV Congresso Internacional de Arquitetura Moderna (CIAM) e foi realizado em Atenas, na Grécia, em outubro 1933.

A Carta, que trata da chamada Cidade Funcional, prega a separação das áreas residenciais, de lazer e de trabalho, e propõe substituir as áreas de adensamento tradicionais pela Cidade Jardim, na qual os edifícios se localizam em áreas verdes pouco densas.

As características apontadas na Carta influenciaram o desenvolvimento de cidades européias pós Segunda Guerra Mundial e a criação do Plano Piloto de Brasília por Lúcio Costa.


Figura 01 – exemplos de cidades que utilizaram
os conceitos da Carta de Atenas

Ao analisar os atuais sistemas urbanísticos, é possível identificar que a Carta de Atenas apresenta algumas fragilidades, como a dependência de veículos, poucas possibilidades para os pedestres transitarem e maior expansão urbana. Difere consideravelmente da visão atual, onde destaca-se o conceito de Novo Urbanismo, que prega maior densidade urbana e acessibilidade para ciclistas e pedestres.

Na próxima semana será abordado a criação das favelas e sua influência na urbanização brasileira.

Veja também
http://kaminski.wordpress.com/2007/10/22/a-carta-de-atenas

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!