Domingo, 19 Mai 2024

Continuando a série de artigos sobre desenho urbano, hoje será apresentada mais uma teoria bastante disseminada na urbanização das cidades no último século, a Cidade Jardim.

* Desenho urbano: cidade linear
* Desenho urbano - Unidade de vizinhança
* Desenho urbano - Algumas ideias pioneiras

A teoria da Cidade Jardim foi proposta pelo inglês Ebenezer Howard através da publicação do livro Garden Cities of To-morrow (Cidades Jardins do amanhã). O autor propôs muito mais do que harmonia entre homem e natureza, na realidade ele apresentou uma política para a manutenção do equilíbrio social, ameaçado pelas sórdidas condições de urbanização das camadas populares inglesas durante o século XIX.

Este conceito de urbanização além de planejar as formas, as funções, os meios financeiros e administrativos de uma cidade ideal, sadia e bela, considera principalmente, a satisfação das massas, de modo que controla sua concentração nos centros metropolitanos.

A Cidade Jardim Proposta por Ebenezer Howard segue as seguintes características:

• Área circular cercada por um cinturão verde e limitada por uma linha férrea;
• Rodovias radiais saem do parque central, dividindo a cidade em seis setores;
• Junto ao parque localizam-se as escolas e igrejas;
• Sistema rodoviário irradia do centro, interceptando vias circulares para os movimentos transversais;
• Integração do conjunto de cidades feita por um sistema intermunicipal de linhas férreas com o objetivo de otimizar o trânsito.

A figura 1 representa a distribuição básica dos espaços e atividades dentro da Cidade Jardim. A partir do centro, composto por um parque (jardim) rodeado pelas edificações públicas, tem-se outro parque central maior, seguido da área comercial e então da residencial até chegar às industrias, na periferia da cidade junto à linha férrea.


Figura 01 – Cidade Jardim concebida por Ebenezer Howard

Várias cidades no mundo utilizam o conceito da Cidade Jardim em seu processo de urbanização, no Brasil não foi diferente. As figuras 2 e 3 apresentam dois exemplos de cidades que utilizaram tal conceito.


Figura 02 – Goiânia: Exemplo de conceito de Cidade Jardim
aplicado na capital de Goiás (Imagem: GoogleMaps)

A figura 2 apresenta uma imagem do centro da cidade de Goiânia, ondem é possível perceber a utilização de grandes marcos com vias radiais saindo dos marcos.


Figura 03 – Rio de Janeiro: Barra da Tijuca - exemplo da aplicação
de alguns conceitos da Cidade Jardim (Imagem: GoogleMaps)

A figura 3 ilustra o bairro da Barra da Tijuca na cidade do Rio de Janeiro, onde é possível observar outro exemplo da utilização de conceitos apresentados na Cidade Jardim. Analisando a imagem podemos identificar a concentração de vias radiais em função de um grande marco.

Na próxima semana, será abordado mais um conceito de desenho urbano, utilizado como referência para criação e urbanização das cidades no último século.

Veja também
Ebenezer Howard e a Cidade-Jardim;
http://urbanidades.arq.br/2008/10/ebenezer-howard-e-a-cidade-jardim
Imagens:
http://www.urbanidades.arq.br/bancodeimagens/thumbnails.php?album=5

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!