Domingo, 19 Mai 2024

Continuando a série de artigos sobre Sistemas de Informações Geográficas, apresentamos alguns tipos de representação visual comumente chamados de arquivos vetoriais e matriciais.

Com a popularização da cartografia digital, dois conceitos de armazenamento de informação geométrica tiveram seu grau de importância evidenciado: padrão vetorial e padrão matricial.

Basicamente, o padrão vetorial é caracterizado quando dois valores de pontos geram uma linha; já o padrão matricial ocorre quando as informações são armazenadas em forma de matriz, onde elas correspondem a cores projetadas em forma de imagem, de maneira a equivaler às entidades geométricas que serão representadas.

Formato Vetorial
As formas de representação vetorial ocorrem através dos símbolos. Assim, os arquivos vetoriais são constituídos por vetores, que são, basicamente, unidades matemáticas armazenadas e representadas por uma série de pontos (coordenadas), os quais, uma vez unidos, definem pontos, linhas e áreas.

A Figura 01 ilustra os três tipos básicos de representação vetorial, onde os pontos vermelhos, na representação de linhas e polígonos, são os nós de ligação entre cada linha de informação geométrica.


Figura 01 - Formato vetorial: ponto, linha e polígono

Formato Matricial
A representação matricial, também chamada raster, é a representação utilizada para armazenar uma imagem na forma de uma matriz, onde o valor de uma célula da matriz é chamado de pixel. Cada pixel contém uma informação numérica convertida em um valor de cor predefinida, gerando, dessa forma, uma imagem.

A Figura 02 ilustra uma matriz numérica com sua imagem correspondente, na qual os valores 2, 10 e 5 correspondem, respectivamente, às cores verde, laranja e azul, na imagem gerada e representada na tela do monitor ou em uma impressão analógica.


Figura 02 - Informação matricial armazenada e sua correspondente impressão

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!