Domingo, 02 Junho 2024

Continuando a série de artigos sobre ordenamento urbano, este artigo apresenta uma comparação do modelo de traçado da capital brasileira (Brasília) e do traçado de urbanização já comentado nos artigos anteriores, apontando algumas características e diferenças entre eles.

* Ordenamento Urbano – Análise e Implementação 
* Ordenamento Urbano – Modelo de urbanização 
* Ordenamento urbano, o problema 

O traçado de Brasília projetado pelo urbanista Lúcio Costa foi um marco de inovação da década de 60, com um traçado arrojado de simples orientação, constituído basicamente de um eixo rodoviário no sentido norte-sul e um eixo monumental no sentido leste-oeste.

O eixo rodoviário é formado pelas asas Sul e Norte e pela parte central, onde as asas se encontram sob a Rodoviária do Plano Piloto. As asas são áreas compostas basicamente pelas superquadras residenciais, quadras comerciais, entrequadras de lazer, escolas e igrejas.

O Eixo Monumental é composto pela Esplanada dos Ministérios e pela Praça dos Três Poderes, a leste; a rodoviária, os setores de autarquias, setores comerciais, setores de diversão e setores hoteleiros em posição cêntrica; a torre de televisão, o Setor Esportivo e a Praça do Buriti.


Traçado do Plano Piloto imortalizado na capital brasileira,
desenvolvido pelo urbanista Lucio Costa

Após 51 anos de sua inauguração, Brasília é chamada de cidade dos carros, pois fatores como o traçado, a falta de calçadas e ciclovias inviabilizam o transitar de pedestres pela cidade.

Comparando o traçado do Plano Piloto com aquele descrito no último artigo, baseado em “dual-road,” pode-se facilmente perceber diferenças contrastantes. No primeiro (Plano Piloto), foram priorizadas as vias de acesso rápido, destinadas a veículos pesados “FHV”, sem a preocupação com as vias de veículos leves “LLM” (vias para pedestres, bicicletas, entre outros). Já na proposta “dual-road” existe uma harmonização entre estes dois tipos de vias objetivando a diminuição do tráfego e a utilização de veículos sustentáveis.


Traçado do Plano Piloto somente rodovias com conceito FHV (preto) X Sistema viário para as novas cidades FHV vermelho e LLM azul

Conclui-se, portanto, que uma alteração no traçado do plano piloto com a adição de vias do tipo LLM paralelas as vias FHV já existentes, poderia atenuar o tráfego caótico da região e trazer sustentabilidade para os moradores das asas, além de deixar a cidade com um ar humanizado, característica esta imperceptível hoje pelo Plano Piloto. 

Leia Também
Acessado em 02/07/2011:
Estudo mostra dificuldades de quem anda a pé em Brasília:
http://www.unb.br/noticias/bcopauta/index2.php?i=615

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