Quarta, 24 Abril 2024

1. Introdução

O Reno é um dos principais rios da Europa, situado na Alemanha, passando por pela Suíça, Áustria, Liechtenstein, Alemanha, França e Holanda. Seus principais afluentes são os rios Aar, Neckar, Main, Mosel, Lahn, Sieg, Ruhr e Lippe, sendo uma das principais vias fluviais na União Europeia, principalmente para navegação comercial

 

.
2. Características Geográficas

Seu curso marca a fronteira da Alemanha com a Suiça e com a França. Com cerca de 1.233 km de comprimento, o rio Reno atravessa grande parte do continente europeu de sul a norte. Sua nascente é localizada no maciço de São Gotardo, nos Alpes suíços ao leste, a 200 quilómetros da nascente do Ródano e atravessando o Lago de Constança, no sul do país.

A sua bacia hidrográfica ocupa uma área de 225 000 km 2, tendo 2.344 m de altitude de nascente, uma área de 185.000 km2 de captação com vazão média de 2.100 m3/s, sendo que 883 km de suas vias são compostas por áreas navegáveis, entre a cidade de Basiléia e o delta no Mar do Norte.

 


3. Características Econômicas

De acordo com Silvio dos Santos, “Rio Reno a principal via de navegação fluvial da Alemanha e também da Europa”. A atividade econômica e tecnológica é altamente influenciada pela atividade dos rios alemães, dentre eles o Rio Reno. Ele é considerado a via fluvial com o maior tráfico do continente europeu por fazer a maioria das movimentações na União Europeia, já que, durante seu percurso, ele passa por diversos países membros desse bloco econômico, concentrando a navegação fluvial no rio Reno e seus afluentes, todos com excelente infraestrutura.

Aproximadamente 60% de todo o transporte fluvial na Alemanha acontece no trecho de 700 km entre Basiléia, no sul, e a fronteira com a Holanda, no oeste. A densa malha de rios e canais navegáveis perfaz 7,5 mil quilômetros e é um importante eixo de trânsito nas direções leste-oeste e norte-sul, tanto para o transporte de passageiros como de cargas.

Além de toda a sua potência econômica pelo seu transporte de produtos e pessoas, o Reno é considerado um rio turístico, realizando diversas excursões e cruzeiros ao longo de seu percurso. Em suas margens estão localizadas diversas hidroelétricas, estações de tratamento e adução de água potável, indústrias e instalações portuárias.

 

Saiba mais:r

Colunistas Portogente, Silvio dos Santos em: "Rio Reno"

Colunistas Portogente, Silvio dos Santos em: "O Rio Reno e o Meio Ambiente";

Colunistas Portogente, Silvio dos Santos em: "Canal do Reno ao Ródano";

Colunistas Portogente, Silvio dos Santos em: "Canal do Marne ao Reno";

Colunistas Portogente, Silvio dos Santos em: "Porto da Basiléia";

Aspectos da Navegação Interior.

 

 

 

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome
 

 

banner areas portuarias