Quarta, 24 Abril 2024

 

A Hidrelétrica de Belo Monte é mais um dos projetos do governo federal que alterará o ciclo hidrológico da região. Prevista para ser entregue em 2015, ela será construída na bacia do Rio Xingu, ocupando áreas como Altamira, Brasil Novo, Vítória do Xingu, Senador José Porfírio e Anapu, todas as regiões localizadas no estado do Pará. Apesar do benefício hidrelétrico para o Brasil e região, muitos ainda contestam o projeto, devido ao seu impacto ambiental e ao impacto social que a obra causará.


Os que são a favor contrapõem que o projeto já foi aceito e todo o alagamento para o desenvolvimento da hidrelétrica não será tão nocivo ao meio ambiente, pois os desenvolvedores já contém a licença ambiental para o projeto. Muitos já entraram judicialmente, alegando que as licenças ambientais apresentam irregularidades, pois causaria uma redução drástica da vazão do rio, comprometendo toda a fauna e flora da Amazônia.


Além de causar danos ao meio ambiente, muitos indígenas terão de ser desabrigados para a ocupação da hidrelétrica que ocupará grande parte da região. De acordo com o governo, todos aqueles que sofrerem o desalojamento serão remunerados ou transferidos para outro lugar. Serão gastos aproximadamente 25 bilhões de reais, chegando a levar energia a 26 milhões de pessoas (GUIA DO ESTUDANTE, 2014), sendo uma obra de grande porte e que, possivelmente, evitará o colapso energético brasileiro que já é iminente.

 

Localização da Hidrelétrica Belo Monte. Fonte:Guia do Estudante - Geografia. Os Megaprojetos. São Paulo: Abril, 6 2014.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome
 

 

banner areas portuarias