Quarta, 24 Abril 2024

1.Introdução

Desenvolver e gerir equipes é um grande e necessário desafio pessoal e profissional que depende da comunhão de metas e da influência da cultura organizacional dentro da empresa. Para ser bom em sua área, não basta trabalhar em grupo: é necessário que esses grupos evoluam para equipes e, para isso, precisa-se de um estudo mais aprofundado sobre em que circunstâncias e o porquê da formação desse grupo; de que maneira ele atua e, principalmente, as características dos seus integrantes.

 

formaç de eqps fig 1
Compreender o indivíduo com sua interioridade respeitada é fundamental para um bom convívio.

2. Grupo X Equipe

De forma bastante simples, equipes são grupos que evoluíram. Em sua definição, grupo é uma reunião de pessoas com uma ou mais metas em comum e que se percebem como integrantes. Ao longo de sua existência, o grupo recebe diversas influências externas e internas (o ambiente, o próprio grupo e até o próprio indivíduo), determinando se esses grupos se tornarão equipes ou não.

Graças a essas influências, o grupo adquire um padrão de comportamento orientado por dois objetivos: a execução e a continuidade da tarefa. O produto final reflete o desempenho da equipe, pois, quando bem equilibrados, o grupo começa a mostrar-se capaz de trabalhar em equipe, resultando um alto padrão de qualidade e de satisfação pessoal ao lidar com seus componentes. (Conheça também a Administração por Objetivos, APO)

3. Transformação de grupos em equipes

Segundo Moscovici, um grupo acaba por se transformar em uma equipe quando incorpora à sua dinâmica habilidades de resolução de problemas, prestando atenção à sua forma de operar e resolver os problemas que afetam seu funcionamento, sempre visando padrões conjuntos e valorizando a habilidade pessoal de cada um dentro da função complementar desempenhada.

O trabalho em equipe é um permanente processo de sinergia em que há uma grande troca de experiências, experimentações e aprendizagem. (Conheça também o Método de Análise e Solução de Problemas, MASP)

formaç de eqps fig 2
O primeiro passo para um bom desenvolvimento e formação de equipes começa por você.

 

4. Principais requisitos para uma equipe

O segredo para formar e desenvolver um bom trabalho em equipe pode ser resumido em uma palavra: comunicação. Quando há comunicação, tudo pode-se resolver. Para formar uma equipe e adquirir bons resultados é necessário prestar atenção em alguns detalhes que fazem a diferença para um bom funcionamento do trabalho feito em equipe, tais como:

  1. Comunicação Aberta e Flexível: Todos devem ter acesso e sentirem-se aptos a falar dentro de uma equipe, sejam informações teóricas relevantes, quanto ideias, possíveis inovações e sentimentos. Com isso, é adquirido a capacidade de negociar e de fazer concessões e, havendo tal disposição, ganha-se de qualquer forma.
  2. Propensão para aprender e compartilhar: Também fruto da comunicação, dentro de uma equipe, todos aprendem juntos e compartilham tarefas e responsabilidades. É muito importante que a pessoa esteja disposta a ensinar e, principalmente, tolerar erros e saber ouvir.
  3. Aceitação das Diferenças Individuais: Nenhuma pessoa é igual à outra, isso é algo que deve ser trabalho e valorizado, encontrando o talento individual de cada participante da equipe e, assim, o incumbindo de uma atividade complementar ao grupo que ele desempenhe bem e, principalmente, satisfeito.
  4. Consciência das Condições: É preciso que todos tenham consciência e saibam dos prazos e os recursos referentes às atividades e objetivos traçados.
  5. Conhecimento dos Objetivos: o indivíduo deve conhecer e identificar-se com o objetivo estabelecido pela equipe tendo, assim, uma ideia clara do propósito e da importância da atividade a ser desenvolvida pela equipe.
  6. Comportamento Ético: A ética é importante em qualquer atividade a ser desempenhada, seja dentro de uma equipe ou não. As relações devem basear-se no compromisso, na confiança e no respeito mútuo; para que, assim, seja desenvolvida uma relação de responsabilidade e cumplicidade profissional.

Click na imagem e conheça nosso curso de Comunicação e Expressão

formaç de eqps curso fig 3

Referências

MOSCOVICI, Fela. Desenvolvimento Interpessoal. Rio de Janeiro: Atlas, 1991.

Saiba mais

Escola Virtual Portogente: "Etiqueta Empresarial".
Opinião Portogente: "Para além do fim do mundo".
Escola Virtual Portogente: "Liderança e Empreendedorismo".
Você sabe o que é gestão?
Dia-a-Dia Portogente: "Novos acordos comerciais exigem logística melhor".
Escola Virtual Portogente: "Desenvolvimento de Líderes". Gestão de Frotas

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome
 

 

banner areas portuarias