Sexta, 29 Março 2024

Presidente do Sistema Findes. Artigo originalmente publicado no jornal A Gazeta, na editoria de Opinião, no dia 04 de novembro de 2015

O Brasil enfrenta uma das maiores crises de sua história. A má administração do Governo Federal, somada à instabilidade política, vem afetando o desempenho da economia e dizimando a confiança dos empreendedores – o que resultou também no recente rebaixamento do país pela S&P. A indústria, mais uma vez, é uma das mais afetadas: de janeiro a setembro deste ano, a produção física nacional acumulou queda de 7,4%.

Os custos industriais continuam crescendo em razão das variações do dólar, o que deve agravar o ritmo do setor. Com tanta burocracia, juros altos, constantes ameaças de aumento de impostos e falta de investimentos em infraestrutura, nossas indústrias perdem competitividade. Sem incentivos para exportação, o Brasil se tornou paroquiano: vende muito para o mercado interno e exporta um pequeno leque de produtos – em sua maioria, commodities agrícolas e minerais.

Ainda que fatores externos afetem o desempenho da indústria, devemos considerar que falta inovação na produção brasileira, principalmente nas micro, pequenas e médias empresas. Em meio à crise, precisamos rever conceitos e buscar soluções: por que não conseguimos consolidar marcas fortes no mercado internacional? O que falta para que a inovação chegue ao chão das fábricas de menor porte? Estas perguntas encontram respostas na Economia Criativa.

Ao contrário do que se propaga, a Economia Criativa não está restrita às produções culturais. Quaisquer setores onde a criatividade e a tecnologia de informação exercem influência sobre a atividade econômica se enquadram no conceito – a exemplo de vestuário, móveis e rochas ornamentais. Estabelecendo inovações nas linhas de produção, surge a chamada Indústria Criativa, que movimenta cerca de R$ 2 bilhões por ano no Estado.

Com a chegada de novos empreendimentos no Espírito Santo – cerca de R$ 13 bilhões serão investidos até 2017 –, é essencial que a indústria capixaba continue melhorando seus produtos. As novas cadeias produtivas trazem oportunidades e estimulam uma indústria com mais conteúdo tecnológico e valor agregado ao produto. Só assim, conseguiremos reduzir, gradativamente, o peso que a produção de matéria-prima tem no PIB capixaba. É preciso avançar, dando espaço para as indústrias criativas.

O Sistema Findes criou neste ano o Conselho Temático de Economia Criativa (Conect), que busca articular instituições, identificar vocações e fortalecer o setor. Também estamos incentivando a abertura de novos sindicatos, a fim de tornar o Espírito Santo uma referência em projetos ligados à indústria criativa. Abrindo um conselho para novas ideias, direcionamos nosso olhar para além da crise e vislumbramos um horizonte melhor para todos os capixabas.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome