Quinta, 28 Março 2024

É conselheiro fiscal do Conselho Científico para Agricultura Sustentável (CCAS) e do Núcleo de Agronegócio da ESPM

Em meio a uma falência e incompetência da elite dos políticos brasileiros na governança do País, claro que o agronegócio, apesar de estar carregando nas costas o que ainda respira numa economia que vai cair 2% neste ano e continuar enferma em 2016, só poderia, da mesma forma, ver diminuído o seu índice de confiança comparado ao ano passado.

Estamos com o mais baixo indicador, 82,8 pontos, desde 2013 quando esse índice de confiança no agronegócio começou a ser levantado pela FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) e pela OCB (Organização das Cooperativas do Brasil).

São nove pontos percentuais a menos, onde o pessimismo está maior nos setores industriais do agronegócio, tanto do antes, como no pós-porteira das fazendas. Porém, o produtor rural, os agricultores, esses são os que, no Brasil, ainda guardam confiança quase igual às últimas medições e poderiam servir de exemplo da esperança nacional, com 86,6 pontos.

Pressionados por custos, por crédito, que apesar de anunciado será com dificuldade liberado e por logística de difícil execução no segundo semestre para as sementes, fertilizantes, defensivos e demais insumos, ainda assim vem dos produtores rurais brasileiros o menos sofrível índice de confiança. Mas não  se trata de confiança no que os cerca e, sim, em si mesmos, com produtividade, gestão, cooperativismo e superação.Aos produtores rurais do Brasil, eu diria, hoje, aqui e agora: heróis nacionais!

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome