Transporte / Logística

O anúncio feito pela empresa Usiminas, em novembro último, de que vai desativar sua principal atividade na Baixada Santista (SP) - a da produção do aço - e se restringir à operação portuária e laminação de placas de aço, provocou a retomada do debate quanto à jurisdição dos terminais privados de Cubatão. É o que afirma o presidente da Federação Nacional dos Portuários (FNP), Eduardo Lírio Guterra, ao Portogente.

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Os novos editais para os próximos leilões de arrendamento de áreas portuárias devem ser mais atrativos para os investidores. A terceira reunião para discutir aprimoramentos nas exigências para participação nas novas licitações ocorreu nesta terça-feira (5/01) na Secretaria de Portos da Presidência da República (SEP), em Brasília. Participaram o ministro da SEP, Helder Barbalho, representantes da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), da Associação Brasileira de Terminais Portuários (ABTP), Ministério da Agricultura e Ministério do Planejamento, além de empresários e consultores da área.

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Na manhã do dia 3 último, atracou em Itapoá o navio Zen Hua 19, que desembarcou os mais novos equipamentos do terminal: dois portêineres e seis RTGs. Os novos equipamentos darão mais agilidade operacional ao Porto.

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O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou financiamento de longo prazo de R$ 2,319 bilhões para a Concessionária de Rodovia Sul-Matogrossense S.A (MSVIA) investir nos 845,4 km da rodovia BR-163/MS, que percorre toda a extensão de Mato Grosso do Sul até divisa com o Paraná.

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O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, assinou, no final do ano passado, contrato de financiamento no valor de R$ 2 bilhões para projeto de expansão da linha 1 e a construção da linha 2 do Metrô da Bahia, em Salvador e Lauro de Freitas. A cerimônia contou com a presença da presidenta da República, Dilma Rousseff, do governador do Estado, Rui Costa, do prefeito da capital, Antônio Carlos Magalhães Neto, e do ministro das Cidades, Gilberto Kassab.O atual contrato de financiamento de longo prazo permitirá que seja quitado o empréstimo-ponte de R$ 406 milhões que o Banco havia feito em março último. Os recursos também permitirão dobrar a extensão e o número de estações da Linha 1 e construir a Linha 2, com 20 km de extensão e 12 estações, para ligar pontos importantes, como o aeroporto e a rodoviária, ao Centro de Salvador.Além dos investimentos na construção das linhas e da compra dos trens e equipamentos necessários, os recursos do BNDES serão empregados na implantação ou reforma de nove terminais rodoviários de integração de passageiros. Esses terminais são importantes para o sucesso do projeto, pois foi firmado convênio de cooperação entre os dois municípios e o Estado para integrar as linhas de ônibus ao metrô. Dessa forma, elas passam a trazer passageiros para o sistema metroviário e não a concorrer com ele.Durante a obra, o consórcio construtor deve gerar 5,8 mil postos de trabalho diretos e 14,7 mil indiretos. Em operação, o Metrô da Bahia deve empregar 1,4 mil pessoas e criar 4,2 mil empregos indiretos. O metrô é uma Parceria Público-Privada (PPP) concedida pelo Estado por meio de licitação à CCR Metrô Bahia em outubro de 2013. A CPC deve operar o sistema até 2043.Histórico – O apoio do BNDES à construção de sistemas de transporte de massa cresce ano a ano. Em 2013 foram R$ 2,4 bilhões e, ano passado, R$ 6,5 bilhões. A expectativa é que, neste ano, o BNDES desembolse cerca de R$ 9 bilhões. Até o momento já foram realizados R$ 7,5 bilhões, mas há ainda R$ 1,5 bilhão previsto. A maior parte dos investimentos é em BRTs e metrôs.

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