Sábado, 20 Abril 2024

O apito do trem nos trilhos da Ferrovia Tereza Cristina pode ser ouvido diariamente em Imbituba. Reativada há cerca de um ano e meio, em um trabalho conjunto entre o Porto de Imbituba, Ferrovia Teresa Cristina (FTC) e o Terminal Intermodal Sul (TIS), o transporte de cargas destinadas ao porto através da ferrovia cresce a cada dia. Nos primeiros quatro meses de 2015 foi registrada uma movimentação total de 4311 contêineres contra 1631 registrados no mesmo período do ano passado.

Entre as principais cargas destacam-se o transporte de arroz, mel, pisos, cerâmicas em geral, plásticos e pneus. O trem, que sai diariamente de Içara e Criciúma, contribui para reduzir o tráfego da BR 101, beneficiando toda a população local. Além disso, o frete ferroviário é cerca de 40% mais barato que o rodoviário representando uma importante economia para as empresas que escolhem esta forma de transporte.

Ao longo dos seus 164 km de extensão, os trens que circulam pela ferrovia movimentam 40 TEUs (contêineres de 20 pés) por viagem, número bem mais expressivo que as 7 unidades que eram carregadas nas primeiras operações, e permitem um transporte mais barato e seguro. “No primeiro ano após ser reativado, o modal ferroviário atingiu 18% do total movimentado em contêineres. Neste primeiro quadrimestre, os trens já são responsáveis por 39% do total e a expectativa é de crescimento para o segundo semestre”, afirma o Luís Rogério Pupo Gonçalves, presidente do Porto de Imbituba.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome