Sábado, 20 Abril 2024

No dia 17 de julho passado, apenas duas empresas estrangeiras (Abengoa da Espanha e State Grid da China) participaram do leilão de concessão da linha de transmissão Xingu-Terminal Rio, que deverá levar a energia gerada pela usina hidrelétrica de Belo Monte até o estado do Rio.

Tão ou mais preocupante do que a ausência de empresas nacionais no leilão, é a intenção da vencedora – a chinesa State Grid – de trazer milhares de trabalhadores chineses para executarem as obras. Intenção essa já manifestada anteriormente pela mesma State Grid ao vencer em 2014 a licitação para construção de outra linha de transmissão de Belo Monte ao Sudeste.

Carlos Eduardo Lima Jorge, presidente da COP – Comissão de Obras Públicas da Câmara Brasileira da Indústria da Construção considera que o governo brasileiro tem a obrigação de vetar essa migração de trabalhadores estrangeiros “pelo fato de nosso mercado dispor de mão-de-obra qualificada para tais serviços e principalmente pelo quadro de crescente desemprego no setor”.

“Seria um verdadeiro contrassenso o governo brasileiro criar um Programa de Proteção ao Emprego (PPE) e ao mesmo tempo admitir a importação de milhares de trabalhadores estrangeiros” – afirma Carlos Eduardo.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome