Sábado, 20 Abril 2024

Até o final deste mês o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), órgão do Ministério dos Transportes, deve definir a empresa que fará os estudos e projeto para a implantação do novo complexo de oficinas ferroviárias de Rio Claro, no bairro Jardim Guanabara. As oficinas funcionam há décadas na região central de Rio Claro e são vistas hoje como um grande empecilho para o crescimento da cidade.

O edital para a realização de pregão eletrônico foi publicado sexta-feira (2) no Diário Oficial da União, com orçamento estimado em R$ 2,7 milhões, prevendo prazo de seis meses para a elaboração do projeto e contrato com vigência de um ano para análises, correções, aprovações e elaboração de edições finais. 

O processo tramita em Brasília desde 2009 e vem sendo acompanhado em cada uma de suas etapas pelo prefeito Du Altimari. “É uma satisfação muito grande vermos que finalmente Rio Claro está conseguindo dar este passo para modificar para melhor sua estrutura viária na região central, além de abrir espaço para uma nova urbanização”, avalia Altimari. 

O prefeito lembra que a prefeitura já promoveu ações na integração dos espaços físicos da cidade quando realizou obras na Avenida 7 e na Avenida 32, que eram considerados dois gargalos entre as regiões leste e central de Rio Claro. Além disso, foram retirados os trilhos que chegavam até a antiga estação ferroviária, localizada ao lado das oficinas, ficando apenas os trilhos necessários para a entrada e saída de vagões em manutenção. A cidade não conta mais com trem de passageiros e os trens de carga passam fora da região central, exatamente na linha férrea que corta o Jardim Guanabara, local escolhido para receber o novo complexo de oficinas e que, em 1980, ganhou uma estação ferroviária, desativada em 1999. 

De acordo com o DNIT será feita “a transferência do complexo de oficinas de vagões, de solda de trilhos e outros serviços de apoio, atualmente localizado na zona central da cidade de Rio Claro – SP, para área determinada da malha ferroviária em operação localizada ao lado do Jardim Guanabara”. 

Na justificativa do edital, o DNIT afirma que o procedimento de transferência das oficinas visa “eliminar os conflitos entre a malha ferroviária atual e o sistema viário urbano, de forma a garantir aos habitantes da cidade benefícios como acessibilidade, mobilidade, segurança, conforto e rapidez nos seus deslocamentos”. 

Entre as principais intervenções a serem realizadas pela empresa vencedora do pregão eletrônico estão: definição e detalhamento geométrico do layout do pátio, oficinas, usina de solda e outros serviços de apoio para as novas instalações; projeto predial das novas instalações administrativas e industrial; projeto de infraestrutura industrial necessária à instalação e funcionamento dos equipamentos a serem transferidos para a nova unidade; e programa de transferência das instalações e equipamentos da unidade em operação para a nova unidade.

Fonte: Canal Rio Claro

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