Quinta, 28 Março 2024

A Região Portuária do Rio de Janeiro tem vocação criativa desde sua origem. A nova dinâmica fortalecida pela conclusão das obras do Porto Maravilha e do novo conceito de centro da cidade impulsiona a ocupação da área por empresas ligadas à economia criativa. Para dar suporte e consultoria profissional a novos empreendedores da Região Portuária, a Casa Porto lançou o 'PortoCriativo', mais um espaço para a reunião de novas ideias na área. "Esses grupos abrem o diálogo entre a cultura histórica desta região com o que chega de novo. É possível inovar respeitando a tradição", defende Daniel Van Lima, gerente de Desenvolvimento Econômico e Social da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro (Cdurp).

A Casa Porto, que toca festivais gastronômicos, musicais, literários e de debate em seu sobrado no Largo da Prainha, na Saúde, abriu as portas em junho também como incubadora de novos negócios, oferecendo consultoria e espaço de trabalho com internet, mesas individuais e para reuniões. Tudo gratuito, com apoio do programa Porto Maravilha Cultural."A ideia de coworking (trabalho coletivo) assemelha-se a de coletivos já presentes na Região Portuária. Integrantes dos grupos Goma, O Formigueiro, Coletivo do Porto e Oreste 22 (Fábrica Bhering) reúnem-se em espaços com mais de uma empresa para concretizar e potencializar projetos que ganham força ao agregar mais de uma área de atuação", detalha Lima.

Casa Porto lança projeto 'PortoCriativo' para apoio a empreendedores da indústria criativa da região

O processo de seleção do "PortoCriativo" está aberto. Interessados podem pedir informações por e-mail (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) ou no local (Largo de São Francisco da Prainha 4, sobrado, Saúde). Ao todo, oito projetos selecionados receberão atendimento durante o trimestre. A preferência é para ideias desenvolvidas por moradores da área, mas também há espaço para não moradores com trabalhos na Região Portuária. Na primeira semana, a instituição registrou apresentação de mais de 10 iniciativas. "É importante fazer os projetos serem autossustentáveis em longo prazo.", explica Raphael Vidal, gestor da Casa Porto.

Desenvolvido pelo cineasta Leandro Silva, morador do Morro da Conceição, o Rio Web Fest é o estreante como 'ocupante fixo' da Casa Porto. Primeiro festival de séries produzidas para a internet do Brasil se desenvolve no sobrado do Largo de São Francisco da Prainha. Leandro já participou de festivais do gênero em outros países, mais recentemente nos Estados Unidos (EUA) e na China, e promoverá no fim do ano as exibições também no local. "É algo inovador, já que a região é muito carente de espaços de convivência e troca de ideias. Além de ser perto de casa e oferecer toda a estrutura de um escritório", comemora Leandro.

Leandro Silva, morador do Morro da Conceição, desenvolve o Rio Web Fest com apoio do 'PortoCriativo'

O espaço de atendimento contempla oito posições de trabalho. Com programação cultural quase todas as noites, abriga biblioteca pública, café e bar. A Casa Porto recebe apoio desde novembro de 2013, início das suas atividades, da Prefeitura do Rio e da Concessionária Porto Novo por meio do programa Porto Maravilha Cultural. Texto e fotos: Felipe Santos/Porto Maravilha

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome