Quarta, 24 Abril 2024

A pouco mais de três anos para o início da Copa 2014, os especialistas em logística estão preocupados com os atrasos nas obras dos estádios brasileiros e, principalmente, com a infraestrutura dos aeroportos nacionais. Quem falou sobre isso ao Portogente foi José Roberto Bernasconi, presidente do Sindicato da Arquitetura e Engenharia em São Paulo (Sinaenco-SP).

* Obras da Copa 2014 podem trazer prejuízos para a sociedade
* Ritmo lento de obras para Copa de 2014 preocupa presidente do Sinaenco-SP

As reclamações de passageiros acumulam-se, seja contra as companhias aéreas ou mesmo contra a estrutura oferecida para o embarque e desembarque de pessoas de Norte a Sul do País. Recentemente, Portogente mostrou um exemplo ao tornar pública a insatisfação de quem utiliza o Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, cidade que sediará a final do Mundial de Futebol em 2014.

“O maior gargalo para a Copa do Mundo de 2014 no Brasil são os aeroportos. A situação nos terminais brasileiros é de caos e de completo desconforto. A Infraero, apesar dos investimentos anunciados da ordem de R$ 6 bilhões, não tem pessoal nem recursos para dar conta do recado. O Brasil está, no mínimo, cerca de 10 anos atrasado na ampliação e modernização de sua infraestrutura”.

Questionado sobre um método para se eliminar o problema com o prazo cada vez mais curto, José Roberto não titubeou. “A iniciativa privada terá de ser chamada para participar da solução, seja através de concessões, Parcerias Público-Privadas (PPPs) ou até mesmo pela via da privatização. Notícias recentes que eu vi dão conta que a presidente Dilma Rousseff pretende entregar à iniciativa privada a construção de novos terminais e cogita até mesmo abrir o capital da estatal.”

Foto: Infraero

O Aeroporto Internacional de Guarulhos é, de longe, o mais
movimentado do Brasil: mais de 26 milhões de passageiros em 2010

O presidente do Sinaenco ainda faz um alerta. “A infraestutura do Brasil está bem abaixo da crítica e para os megaeventos será necessário garantir fornecimento de energia, tecnologia de informação e comunicação, saneamento, segurança pública, mobilidade urbana e acessibilidade”. E o maior adversário parece ser o tempo.

Veja também
Ministério do Esporte publica vídeo sobre o planejamento de obras nos próximos quatro anos para megaeventos esportivos

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome