Quinta, 25 Abril 2024

As ações de Patrulha e Inspeção Naval realizadas desde o dia 2 de março por meio da Operação Amazônia Azul, da Marinha do Brasil, continuam em plena atividade. No Paraná, a Capitania dos Portos (CPPR) intensificou a fiscalização com a presença de navio do Comando do 5º Distrito Naval.

Desde o início desta semana, o Navio Balizador Comandante Varella vem atuando em conjunto com os militares da CPPR para fiscalizar o cumprimento das leis e regulamentos nas águas brasileiras e realizar ações educativas, conscientizando as pessoas sobre a segurança da navegação.

Soma-se a estas ações, a participação de fiscais do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) a bordo do Navio Balizador com a missão de reprimir crimes ambientais e pesca ilegal nas Água Jurisdicionais Brasileiras (AJB).

As fiscalizações são realizadas na Baía de Paranaguá e nas proximidades do porto, onde há grande concentração de navios cargueiros e tráfego intenso de embarcações menores. A atuação dos militares alcançou, ainda, as divisas do Paraná com os estados de São Paulo e Santa Catarina, regiões com alto fluxo de barcos pesqueiros.

Participam da Operação Amazônia Azul, em todo Brasil, cerca de 15 mil militares, 50 navios, 10 aeronaves e 200 embarcações das Capitanias dos Portos. No Comando do 5º Distrito Naval aproximadamente 600 militares estão distribuídos nos três estados do sul do País.

Amazônia Azul
O nome atribuído à Operação – “Amazônia Azul” – deve-se à importância que a MB confere a essa imensa região marítima, situada na fronteira leste do Brasil, cuja área e potencial estratégico e econômico assemelham-se ao da Amazônia verde. Pela “Amazônia Azul” circulam 95% do comércio exterior e dela se extrai aproximadamente 90% da produção de petróleo.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome