Quinta, 28 Março 2024

Comparada com abril de 2014, a demanda por transporte aéreo doméstico de passageiros, no Brasil, cresceu 3% em abril deste ano. Anunciada pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), o balanço é contabilizado por RPK (sigla em inglês para passageiros-quilômetros pagos transportados). Com o resultado, a demanda doméstica completou 19 meses consecutivos de crescimentos e alcançou o seu maior nível para o mês de abril nos últimos dez anos. 

Já a oferta, computada em ASK (sigla em inglês para assentos-quilômetros oferecidos), registrou aumento de 1,1% no mesmo comparativo. 

Entre as principais companhias aéreas brasileiras, a Avianca e a Gol destacaram-se. Elas apresentaram as maiores taxas de crescimento da demanda doméstica, 21,7% e 4,3%, respectivamente. 

Tam e Gol lideraram o mercado. Ambas com participação (em RPK) de 36,6%. Enquanto a Tam registrou queda de 4,8% em sua participação de mercado, a Gol apresentou um aumento de 1,3%.  

A taxa de aproveitamento das aeronaves em voos domésticos operados por empresas brasileiras (RPK/ASK) foi de 80,9%, aumento de 1,8% em relação ao mesmo mês de 2014. Esse foi o maior nível alcançado para o mês de abril nos últimos dez anos.

Outro recorde para o mês, na última década, foi o número de passageiros pagos transportados. Em 2015, o indicador registrou 7,9 milhões, um crescimento de 2,5% em relação a abril de 2014. 

Transporte internacional
Em abril de 2015, a demanda (em RPK) do transporte aéreo internacional de passageiros das empresas aéreas brasileiras apresentou crescimento pelo 14º mês consecutivo. O aumento foi de 7,1% quando comparado com o mesmo mês de 2014.

Já a oferta (em ASK) apresentou o 9º mês consecutivo de crescimento. O crescimento foi de 12,1%. 

Tanto a demanda quanto a oferta internacional foram recorde para o mês nos últimos dez anos. 

A taxa de aproveitamento das aeronaves em voos internacionais (RPK/ASK) apresentou queda de 4,5%. Em abril de 2015, a taxa foi de 79,1%, contra 82,8%, em 2014. 

Já o número de passageiros pagos transportados atingiu 550 mil. Um aumento de 8,4% em relação a abril do ano passado. 

De acordo com a Anac, foi a maior quantidade de passageiros transportados em voos internacionais por empresas brasileiras registrada para o mês de abril na última década. Com o resultado, o indicador completou 13 meses consecutivos de crescimento. Fonte Agência CNT de Notícias

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome