Quinta, 28 Março 2024

Setor portuário privado contribui significativamente para a economia e para o enfrentamento da crise sanitária em 2020

Os TUPs (Terminais de Uso Privado) apresentaram crescimento de 3,7% na movimentação de cargas em 2020, quando comparado ao ano anterior. Foram 760 milhões de toneladas de carga movimentadas, contra 733 milhões em 2019. O incremento é ainda mais expressivo na última década. Nos últimos dez anos, a movimentação de carga nos TUPs cresceu quase 40%. Os dados são do Anuário Estatístico da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq)., apresentado nesta segunda-feira (1), em Brasília.

TUP artigo

A movimentação geral de cargas do setor portuário cresceu 4,2% no ano passado em comparação a 2019, com uma soma final de 1,151 bilhão de toneladas. Os TUPs respondem por 65% dessa movimentação. Os perfis de carga que mais se destacaram foram: granel líquido (+14,8%), com destaque para o Terminal de Petróleo T-PET/T-OIL do Porto de Açu, que obteve o maior aumento de 2020, movimentando 10,3 milhões de toneladas a mais (+53,2%), o granel sólido (+1,2%) e contêineres, que tiveram crescimento de 1,1% em 2020, mesmo sendo um dos perfis mais afetados pela pandemia.

O presidente da ATP (Associação de Terminais Portuários Privados), Murillo Barbosa, destaca os números ascendentes do setor portuário brasileiro, especialmente, durante a crise gerada pela pandemia da Covid- 19.

“Mais uma vez, os números positivos atestam a intensa contribuição do setor portuário privado brasileiro para economia. Especialmente, em um ano tão atípico e difícil como 2020. O setor portuário se manteve resiliente e desempenhou papel decisivo no enfrentamento da crise sanitária, inclusive, para o transporte de insumos para a área de saúde”, ponderou.

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas participou da apresentação dos dados da Antaq e destacou o aumento de investimentos privados no setor e ações como o movimento para realização de 18 leilões este ano, além do processo desestatização de portos, como a Codesa ES e o expressivo crescimento da movimentação de cargas nos terminais privados nos últimos anos.

“A disponibilização de investimentos foi importante, pois o setor só cresce se investir. De 2014 para cá, com a explosão de investimentos, os TUPs tomaram relevância e apresentam crescimento na movimentação de quase 40% nos últimos 10 anos”, completou.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome