Sexta, 19 Abril 2024

Em negociação no dia 17 último, a direção da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) manteve a contraproposta de 5% para o reajuste salarial dos 1.440 empregados, na data-base de junho. Diante disso, os 11 sindicatos representativos dos trabalhadores mantiveram seu calendário de campanha salarial, que inclui greve a partir do dia 29. Eles reivindicam correção de 8,80% e estão dispostos a buscá-la no Tribunal Regional do Trabalho (TRT-SP), em dissídio de greve. “Claro que preferimos resolver o problema por meio de negociação”, diz Robson Gama dos Santos, vice-presidente do sindicato dos operários portuários (Sintraport), o segundo maior da empresa, representando 170 artífices.

“Mas, se não conseguirmos por meio do diálogo”, ressalta o sindicalista, “tentaremos buscar nossa reivindicação na Justiça do Trabalho”. Na semana que vem, alguns dirigentes dos 11 sindicatos irão a Brasília, tentar negociação com o governo federal.

Conjunto
Em assembleia conjunta dos sindicatos, no dia 15 último, foi decretado o ‘estado de greve’. No próximo dia 25, eles farão nova assembleia, convocada pela lei de greve (7789-1989). Segundo o presidente do Sintraport, Claudiomiro Machado Miro, mesmo não trazendo novidades da capital, ainda assim os sindicatos farão nova assembleia, dia 28, no domingo, para analisar possível contraproposta ou organizar a greve.

Ele explica que, com a deflagração da greve, os sindicatos entrarão imediatamente com dissídio coletivo no Tribunal Regional do Trabalho (TRT-SP), onde esperam conseguir os 8,80%: “O que não podemos é aceitar um reajuste abaixo da inflação”.

O presidente do Sintraport espera ainda que a Justiça do Trabalho determine à Codesp que revise os planos de cargos e salários e de desligamento voluntário.

Além do Sintraport, participam da campanha salarial os empregados na administração (Sindaport), rodoviários, engenheiros, operadores de máquinas (Sindogeesp), processadores de dados, jornalistas, desenhistas, administradores, advogados e contabilistas. 

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome