Terça, 23 Abril 2024

A Embraport, maior e mais moderno terminal portuário privado do País, instalado na margem esquerda do Porto de Santos, iniciou hoje, 2 de abril, as operações ferroviárias do seu novo pátio, recém construído nas instalações do Terminal.

A operação inicial foi realizada em parceria com a MRS Logística, que é a empresa responsável pela concessão da linha férrea, e faz parte de um contrato de longo prazo com a LG para carregamento de aproximadamente 250 contêineres por semana (500 TEUs/unidade equivalente a um contêiner de 20 pés).

Inicialmente,  a  MRS  vai  oferecer  o  serviço  de transporte  de  cargas  dentro  das  rotas  já  utilizadas  pela companhia: Santos-Sumaré,  Santos-Vale  do  Paraíba  e  Santos-Suzano.

O pátio foi construído em uma área de 20 mil metros quadrados e recebeu investimentos de R$ 40 milhões de reais, durante seis meses de obras.

O trecho interno comportará até 900 metros de extensão em uma operação de bitola mista, que terá capacidade para movimentar 200 mil TEUs por ano. O desvio atende, inclusive, vagões "double stack" (que recebem dois contêineres empilhados).

Ernst Schulze, Presidente da Embraport, destaca que o início das operações ferroviárias faz parte do plano de expansão da empresa para se tornar um provedor logístico completo.  “É muito importante que tenhamos entreposto, serviço de ‘crossdocking’ e ferrovia. Essas facilidades levam o cliente a enxergar a Embraport como uma opção global”, destaca.

Atualmente, a ferrovia responde por apenas 2% das cargas conteneirizadas que chegam ao Porto de Santos. A meta da Embraport é que, no longo prazo, os trens respondam por até 10% das cargas.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome