Quinta, 18 Abril 2024

Os protestos de caminhões no Brasil entraram chegam a duas semanas com menos adesões do que nos primeiros dias. Mas a situação ainda é crítica especialmente no Sul do País e já atividades agropecuárias, comércio e a movimentação de grãos, como soja e milho.

Leia também
O furdúncio, os caminhoneiros e o ministro Edinho Araújo
Rio Grande tenta evitar paralisação das transportadoras

Até ontem (2), havia 23 pontos de bloqueio nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Produtores, cooperativas e compradores de grãos adiam fechamento de contratos devido à imprevisibilidade da entrega por conta dos protestos nas rodovias, com impacto na logística, armazenagem e na exportação de grãos.

Segundo a agência de notícias Reuters, um porta-voz de do Porto Paranaguá tinha recebido 950 caminhões de soja até a manhã dessa segunda. O montante é o dobro dos dias anteriores, mas ainda bem abaixo do normal para a época do ano. No fim de semana apenas 590 dos habituais 3.000 caminhões chegaram ao Porto.

Se a greve continuar, o Porto de Paranaguá pode ter problemas para atender aos pedidos de exportação de soja até esta terça-feira (3) ou quarta-feira (4), disse o porta-voz.

No Porto de Rio Grande (RS), a situação também continua crítica. Os desbloqueios efetuados pela polícia no final de semana não aliviaram a situação, disse um porta-voz da administração portuária.

"Eles conseguiram liberar cerca de 60 caminhões para o porto, mas 60 caminhões não mudam muito a situação. Existem navios que estão esperando para completar o carregamento", disse Andre Zenobini, da assessoria do porto do Rio Grande.

Agroindústria também é afetada
Se o agricultor e a cadeia exportadora estão tendo prejuízos, o setor da agroindústria, em especial de carne e leite, está tendo mais perdas.  

Os prejuízos acontecem porque não se pode abater os animais, que já passaram do peso ideal, ou por falta de ração para alimentá-los. No caso do leite, o produto tem apenas um dia de vida útil na propriedade.

Em nota, o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), José Zeferino Pedrozo, disse que o movimento grevista está causando transtornos insuportáveis ao segmento.

"O fluxo de matérias-primas das áreas rurais para as indústrias foi interrompido - e leite, grãos, frutas, hortigranjeiros, aves, bovinos e suínos deixaram de chegar às agroindústrias. No contrafluxo, rações, pintinhos, leitões e outros insumos deixaram de chegar aos estabelecimentos agrícolas", afirmou.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome