Sábado, 20 Abril 2024

A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) iniciou, nesta quinta-feira (01), o 1º curso para formação de agentes ambientais voluntários destinado aos moradores das praias de Nova Brasília e Encantadas, na Ilha do Mel – Litoral do Paraná. Ao todo, 58 participantes compareceram ao primeiro módulo do curso que acontecerá todas as terças-feiras em Encantadas e todas as quartas-feiras, em Nova Brasília. 

Até o próximo dia 28 de outubro os inscritos poderão participar de cinco módulos do curso, cada um deles com 20 horas/aula. Entre os temas estão, meio ambiente, a relação entre o ser humano e a natureza, o porto e você, problemas e soluções ambientais. Já o último módulo prevê a elaboração de um projeto, sob a orientação dos técnicos da Appa, voltado para coleta e a reciclagem de resíduos sólidos. No final do curso todos os inscritos receberão certificados.

O diretor presidente da Appa, Luiz Henrique Dividino, explica que o curso faz parte do Programa de Comunicação Social e Educação Ambiental, desenvolvido pelo Porto de Paranaguá e integra as ações previstas na Licença de Operação.

“O Porto de Paranaguá é um dos poucos portos do Brasil que possui licença ambiental emitida pelo Ibama. Para fortalecer cada vez mais esta relação entre a atividade portuária e o meio ambiente, criamos um canal permanente de comunicação com os moradores das ilhas da baía de Paranaguá”, explicou Dividino.

Orientações – No curso, os técnicos da Appa explicam sobre a importância da preservação da baía de Paranaguá – um dos maiores berços de reprodução de espécies marinhas do planeta - para o Litoral paranaense, sobre turismo e sustentabilidade e sobre a contribuição do Porto de Paranaguá para o desenvolvimento econômico do estado e do país.

A disposição dos resíduos sólidos na Ilha do Mel é um dos principais temas abordados durante o curso, com o objetivo de reforçar a necessidade da separação dos resíduos – plástico, vidro, lâmpadas, latas, papeis, resíduos orgânicos, durante todo o ano e não apenas na temporada de verão. A equipe alerta sobre as consequências da queima do lixo e os danos ambientais que podem ser causados quando resíduos que podem ser reciclados são enterrados como, por exemplo, o plástico. A compostagem dos resíduos orgânicos é outra alternativa repassada aos moradores detalhadamente.

Para o morador da praia de Encantadas, Otto Schucks, a iniciativa da Appa é muito bem-vinda, pois fortalece o papel do cidadão com o local onde ele vive.

“Moramos em uma área de preservação e antes de toda e qualquer ação devemos pensar se ela trará impactos negativos ao meio ambiente”, analisa Otto. Ele ressalta que, durante a alta temporada, com o grande fluxo de pessoas, fica mais difícil conter a poluição. 

“Com este curso de agente ambiental os moradores estarão aptos e seguros para cobrar atitudes mais conscientes”, enfatiza Otto.

Juarez Carlos Rech, que há dez anos vive na Ilha do Mel, acredita que está havendo uma evolução positiva nas ações da comunidade, em relação aos cuidados a natureza. “Toda e qualquer informação que venha reforçar a importância da preservação para o turismo e o bem-estar das pessoas é positiva. Estando bem informados, nós também informaremos melhor os turistas que vistam a Ilha do Mel”, finalizou.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome